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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sábado, 8 de outubro de 2016

NOVOS SUPERALIMENTOS

Transcrição adaptada:

Três novos superalimentos com assinatura portuguesa
03/10/2016

Gonçalo Sardinha fundou a Iswari há sete anos, depois de passar três na Índia a “comer muito mal”. Deixou o país para ir viver três meses na Califórnia, nos EUA, com um amigo, onde fez uma dieta profunda e observou os efeitos que essa alimentação mais saudável tinha no seu corpo. Após essa experiência nasceu a marca portuguesa de superalimentos Iswari.

Em 2009 começou a fazer as primeiras vendas, em Portugal e na Irlanda. Era o filho quem selava as embalagens com um ferro de engomar. No outono de 2016, quando a faturação já cresceu 60% face a 2015 e vendem em 18 países, resolvem refrescar a imagem e apostar em três novos superalimentos: a macarroba, a super vegan protein Iswari (combinação de cânhamo, ervilha e arroz) e a Iswari super green protein (mistura cânhamo, arroz, ervilha, spirulina e clorela).

“A macarroba é adequada tanto para bebidas como para bolos e é ideal para celíacos, intolerantes ao glúten e lactose. A Iswari super green protein dá-nos um boost de energia e a super vegan protein Iswari é uma excelente fonte de vitamina C, magnésio e proteínas”, explicou Gonçalo Sardinha durante a apresentação dos novos produtos da Iswari no Pachamama, o único restaurante em Lisboa com certificado biológico.

Durante a apresentação tivemos oportunidade de experimentar algumas receitas com produtos Iswari. Começámos por um sumo de açaí em pó Iswari, com maçã e canela, passando depois para uma deliciosa sopa de beterraba com super vegan protein e com topping de semente de cânhamo. O prato principal foi uma tarte raw com recheio de pimento, tomate e super green protein com uma base de sementes de cânhamo acompanhada com sementes da sabedoria Iswari. No final terminámos com um trifle de maçã e macarroba. Se ficou com água na boca, deixamos-lhe, a seguir, algumas receitas saudáveis que pode fazer em casa com produtos da marca Iswari. Tem pequenos-almoços, sumos e batidos, saladas, molhos e acompanhamentos, snacks, refeições e sobremesas.

1. Pequeno-almoço: granola caseira. Ingredientes: 250g de flocos Aveia Simples Iswari; 200g de mistura de sementes (linhaça, sésamo, girassol e abóbora); 100g de nozes em pedaços; 50g de Amoras Brancas Iswari; 1 colher de sopa Açúcar de Coco Iswari; 2 colheres de sopa de canela; 1 colher de chá de gengibre; 1 pitada de noz moscada; 1 colher de chá de essência de baunilha; 1 pitada de flor de sal; 150 ml de agave e 50ml de óleo de coco. Preparação: pré-aqueça o forno a 150º e forre um tabuleiro com papel vegetal. Numa taça, misture os flocos de aveia, as nozes, as amoras, as sementes, as especiarias, o sal, o açúcar de coco e a baunilha. Noutra taça, coloque o óleo de coco e o agave. Envolva a mistura húmida com a seca e espalhe sobre o papel vegetal criando uma camada uniforme. Leve ao forno 30 a 40 min. e durante esse tempo mexa 2 ou 3 vezes para manter a granola solta. Retire do forno e deixe arrefecer.

2. Batido: batido energético. Ingredientes: 5 morangos; 3 colheres de sopa de iogurte (de cabra); 1/2 banana congelada ou 1 banana pequena; 2 colheres de sopa de Aveia Simples Iswari; 2 colheres de café de Matcha Iswari. Preparação: bata tudo no liquidificador e coloque como topping pepitas de cacau cru da Iswari.

3. Salada, molho e acompanhamento: salada de quinoa e damascos. Ingredientes: 1 chávena de Quinoa Iswari; 1/4 chávena de damascos secos demolhados entre 2/4h; 4 cebolas; 1/2 pimento vermelho cortado finamente e 5 tomates cereja. Para o molho: 1/4 chávena de azeite; 1/4 chávena de coentros frescos; 3 colheres de sopa de sumo de limão; 3 colheres de sopa de vinagre sidra; 1 colher de sopa de gengibre ralado; 1/4 colher de chá de cominhos e 1 dente de alho e folhas de hortelã picadas. Preparação: bata tudo com a varinha mágica.

3. Snack: trufas vegan. Ingredientes: 6 tâmaras sem caroço; 60g de amêndoas/caju/nozes/castanha do pará; 1 colher de sobremesa de Super Vegan Protein Iswari ou Super Green Protein Iswari e 1 colher de sobremesa de Despertar de Buda Ananás & Erva Trigo Iswari. Preparação: triture as tâmaras com os frutos secos escolhidos e a proteína escolhida. Quando estiver uma mistura homogénea, faça bolinhas. Pode polvilhar com a proteína escolhida, com cacau puro em pó, com um dos frutos secos triturados utilizado ou com coco ralado. Pode colocar as trufas no frigorífico para ficarem mais sólidas ou pode servir de imediato.

4. Refeições: beringela recheada com quinoa. Ingredientes: 2 beringelas; sumo de meio limão; 2 colheres de sopa de vinho branco; 3 colheres de sopa de água; 1 ramo de tomilho; 3 dentes de alho; pimenta e sal a gosto; 1 chávena de Quinoa Iswari com uma pitada de flor de sal; cebolinho picado a gosto e romã para polvilhar. Preparação: Dê alguns cortes no interior das beringelas cortadas ao meio. Faça uma marinada com sumo do meio limão, vinho, água, tomilho, dentes de alho esmagados com casca, pimenta e sal. Deixe repousar 20 min. e coloque no forno durante 40 min., a 180º com a casca virada para baixo. À parte, coza a quinoa com uma pitada de flor de sal. Escorra e junte cebolinho picado a gosto. Retire parte do interior das beringelas, suficiente para rechear com a quinoa (poderá aproveitar o interior para acompanhamento). Polvilhe com romã.

5. Sobremesas: brownie de chocolate cru. Ingredientes: 1 chávena de Cacau Cru em Pó Iswari; 2 colheres de sopa de Pepitas de Cacau Iswari; 1 chávena de Castanha do Maranhão; 1 chávena de caju (pode substituir por avelãs); 1 chávena de sultanas; 1 colher de chá de essência de baunilha; 1/2 chávena de leite de coco; 3 colheres de sopa de coco ralado; 1/2 chávena de Xilitol ou Açúcar Coco Iswari. Preparação: rale a castanha do maranhão e o caju em pó, junte os restantes ingredientes (exceto as pepitas de cacau) e com a ajuda de um robô de cozinha rale durante 1 min. a 2 min. até tudo estar bem misturado e com uma consistência pastosa mas dura. Adicione as pepitas de cacau e envolva bem. Retire do robô de cozinha e molde em rectângulo. Leve ao frigorífico cerca de 2 horas e está pronto a servir. Ótimo se servido com um molho de chocolate (3 colheres de sopa de cacau em pó misturado com 2 colheres de sobremesa de néctar de agave, 1 colher de sopa de água e 1 colher de chá de óleo de coco. Misture tudo bem).

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