Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

STRESS E CANCRO


É frequente ouvir-se que a nossa saúde depende da alimentação, do exercício físico e dos pensamentos, conforme são positivos ou negativos, optimistas ou pessimistas.

Agora, a notícia de hoje Stresse e cancro. E se a personalidade for mesmo um factor de risco? vem trazer mais luz à influência da personalidade, do stresse, da tensão, das preocupações, na saúde em geral e, com mais pormenor, no aparecimento e evolução do cancro.

Como nem todos os visitantes terão paciência para ler toda a notícia, refiro alguns dos seus pontos:

Parece haver ligação biológica entre um tipo de personalidade e uma maior vulnerabilidade ao cancro…
A ideia de que o bem-estar mental interfere na superação de doenças físicas como o cancro não é nova. Embora esta ligação à personalidade posa parecer novidade, também não é. Já se estuda há cerca de 50 anos…
Nas experiências laboratoriais, os ratinhos mais ansiosos tinham níveis mais elevados da hormona do stresse. corticosterona, semelhante ao que acontece com pessoas com ansiedade crónica ou stresse continuado. Tinham uma protecção imunitária diminuída, com menos moléculas imunitárias e menos células T, com um papel crucial na eliminação das células cancerígenas…

Não admira que em situações de crise, de maiores preocupações e ansiedade, os problemas graves de saúde sejam mais frequentes. Temos que aprender a viver com os problemas, procurando evitar que o stress nos abale a serenidade. Entretanto espera-se que sejam estudados tranquilizantes que, em situações de angústia, defendam o sistema imunitário e evitem riscos de doenças graves.

Imagem do Google

Sem comentários: