Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Corra e Livre-se da Depressão!


Uma pesquisa realizada pela Universidade Southwestern, do Texas demonstrou que correr 3 vezes por semana é tão eficiente como o uso de antidepressivos.

Pela primeira vez, especialistas conseguiram demonstrar que a prática de actividades aeróbicas durante 30 minutos pelo menos 3 dias por semana reduz quase para metade os sintomas de uma depressão moderada. A descoberta é importante para os cerca de 150 milhões de pessoas que sofrem de depressão em todo o planeta.

O estudo analisou cerca de 70 participantes, dos 20 aos 45 anos, com sintomas moderados da doença, que foram repartidos em 4 grupos conforme a intensidade das actividades físicas realizadas.
As pessoas que praticaram actividades aeróbicas de 30 minutos, durante 3 a 5 dias por semana, sentiram uma diminuição de 47% dos seus sintomas depressivos. Aqueles que realizaram actividades de menor intensidade, 3 dias por semana, viram os seus sintomas diminuir em 30% e por fim, o grupo que praticou actividades de flexibilidade durante 15 a 20 minutos, sentiu uma redução de 29%.

Os resultados experimentados pelos participantes são semelhantes aos obtidos com o uso de medicamentos antidepressivos, explicam os autores do estudo.
O exercício físico proporciona assim um tratamento alternativo e tem a vantagem de não ter efeitos secundários negativos.

Fonte:O Único Planeta que Temos

2 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Mais um bom contributo para a saúde dos nossos amigos visitantes.

Sou apologista da actividade física ao ar livre mas, para não desgastar demasiado o físico, não corro, nem vou para a rua com a finalidade do exercício. Simplesmente, ando a pé entre 5 e 10 Km por dia. Às vezes passo muito dos 10 Km na totalidade dos vários troços. Evito na medida do possível os transportes. Tendo um restaurante perto de casa, prefiro um que fica a 25 minutos de marcha rápida. E... além disso passeio os cães quatro vezes por dia, totalizando uma duração de cerca de 90 minutos.
Isto serve apenas para dizer que se pode fazer exercício sem sacrifício nem perda de tempo, e enquanto se anda, pode arrumar-se as ideias para um post nos blogs ou encontrar solução para assuntos do dia, ou meditar-se sobre as notícias acabadas de receber.

Beijos
João

Fê blue bird disse...

Amigo João:

Ser activo física e mentalmente é a chave para uma vida saudável.
E o amigo é o exemplo disso.

beijinhos