Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OS MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS DAS NOZES


nozes

As nozes têm inúmeros benefícios. Elas fazem-nos muita falta porque ajudam a reduzir o colesterol e aumentam a nossa concentração, evitando assim muitas doenças.

Não é por acaso que a noz se assemelha a um cérebro.

Muitas pessoas tendem a pensar nas calorias que elas contêm, o que muitas vezes obscurece os benefícios para a nossa saúde. Basta ingerir 3 a 4 nozes por dia e o ideal é comer uma logo pela manhã, junto com o pequeno-almoço, para que possa ajudar a baixar o seu nível de colesterol e para durante o resto do dia queimar as calorias.


nozes


Há mais vantagens:

- Fornecem quantidades significativas de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, minerais e aminoácidos essenciais, por exemplo, óleos como o ómega-3 ou lecitina.

- Melhoram a circulação e a produção de glóbulos vermelhos.

- São benéficas para o sistema nervoso e a atividade intelectual, pois ajudam-nos a melhorar a nossa concentração e para prevenir a osteoporose devido a serem ricas em cálcio.

- É importante salientar também a importância das nozes como antioxidantes, portanto ajudam o organismo a defender-se de doenças como o cancro.

- São muito benéficas para combater o envelhecimento celular e as doenças neurodegenerativas, sendo excelentes aliadas contra o Alzheimer, devido às suas propriedades antioxidantes , em ómega 3 e ácido alfa-linoleico. Há que ter em conta que as últimas investigações realizadas refletem que as nozes são ótimas para ajudar a combater o stress oxidativo das células e da inflamação, que são fatores que conduzem a doença de Alzheimer.

- Se você pratica desporto, os benefícios das nozes são ainda maiores. Ajudam a combater a fadiga e o cansaço físico. Quem está de dieta para emagrecer também não precisa de se preocupar com as nozes devido às suas calorias. Elas são muito saciantes e não fazem ninguém passar fome. De qualquer das maneiras, nestes casos, não convém ingerir mais de três por dia.

- São também muito benéficas para aliviar o síndroma pré-menstrual e durante a menopausa.
Então...depois de ler estas linhas ainda hesita em comer nozes? Pode comê-las assim mesmo, ou misturá-las em saladas, por exemplo, entre outros pratos.

A noz é vida, sem dúvida!

Para finalizar, um conselho...coma nozes, de preferência, saídas diretamente da casca. São mais saborosas assim e mais frescas. Não as compre já descascadas.

retirado daqui

1 comentário:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

É um grande prazer fazer parte desta equipa de pessoas tão interessadas em contribuir para a boa saúde de quem nos visita

Agradeço muito estes dados que nos traz acerca das nozes, para bem da nossa saúde. Os visitantes, em grande número, reconhecem a importância deste espaço de interesse público e isso é uma recompensa para o esforço que, voluntariamente se faz para fornecer bons conselhos para a saúde em geral.

Beijos
João