Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

domingo, 24 de abril de 2011

Uma nova arma contra o dengue

A cada dia surge uma nova arma contra o dengue. Que bom! A mais nova forma de se combater a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti pode vir do café, mais precisamente da borra do café. Aquele pó que sobra no coador após prepararmos o nosso cafezinho de todos os dias.

A boa notícia se deve de um estudo da Universidade estadual paulista, que descobriu que o mosquito da dengue pode ser combatido ainda em sua fase larvária com a simples adição da borra de café na água em que estão vivendo, quando ainda não se transformaram em mosquitos adultos.




borra de café coado
DURAÇÃO DO EFEITO DA BORRA DE CAFÉ
Contudo, o efeito dura apenas uma semana, quando novas borras de café devem ser adicionadas à água.

A borra de café pode ser adicionada a pratinhos de água e em locais onde não seja possível a remoção da água, como poços e piscinas sem uso, além de objectos que necessitam ficar sob chuva, como pneus usados em parques de diversão como balanços, caminho de rallys , etc.

COMO A BORRA DE CAFÉ E A CAFEÍNA AGEM CONTRA A DENGUE? COMO USAR?
A cafeína mata os ovos e o cheiro da borra afasta o Aedes aegypti. coloque a borra dentro das bromélias e nos locais onde a água costuma empoçar. Nos pratinhos dos vasos, misture uma parte de borra para cinco partes de areia. Troque este composto uma vez por semana.

A CONCENTRAÇÃO DE CAFEÍNA EFICAZ
500 microgramas de cafeína por mililitro de água matam o insecto na fase de larva.

Pois é, a cada dia se descobre que o café faz muito mais bem do que mal.

Fonte: Unesp

1 comentário:

EmForma.net disse...

Olá Fê-blue,

De facto o café tem os mais variados usos. Não sabia desta particular aplicação.

Mesmo assim e antes de fazer qualquer coisa é preciso avaliar os seus efeitos positivos e negativos para a saúde:

http://www.emforma.net/curiosidades/os-efeitos-da-cafeina-na-saude/

Continua os bons posts.