Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Mundo veste-se de azul pelo Autismo



No Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala este sábado, centenas de cidades aderiram à iniciativa "Light It Up Blue" iluminando de azul os seus principais monumentos. Lisboa e Porto também aderiram ao projecto. Um pouco por todo o país, decorrem actividades que alertam para esta doença.
As comemorações tiveram início na sexta-feira com a iniciativa "Light It Up Blue", que ilumina de azul centenas de monumentos em todo o mundo nas noites de 01 e 02 de abril. Em Portugal, aderiram à iniciativa o Cristo Rei, em Almada, a Torre dos Clérigos e o estádio do Dragão, no Porto.

Susana Silva, da associação Vencer Autismo, explicou à agência Lusa que a iniciativa "Light It Up Blue" é "uma campanha à escala mundial, existente desde 2007, que ilumina de azul centenas de monumentos em todo o mundo, como o Empire State Building, em Nova Iorque, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

No site oficial do projecto, poderá aceder e submeter fotos das "cidades azuis", deixar um donativo e consultar mais informação sobre esta doença e sobre este dia que se celebra pelo quarto ano consecutivo.

A porta-voz da Vencer Autismo lembrou que "se estima que [esta doença] afecte cerca de 70 mil pessoas em Portugal" e que, por isso, "esta acção pretende trabalhar na consciencialização social para a problemática do autismo", bem como "na angariação de fundos".

Outras iniciativas em Portugal
Hoje, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, haverá um jantar de beneficência para assinalar a data e recolher apoios. As câmaras municipais do Porto e de Matosinhos são parceiras da iniciativa.

Em Viseu, a Federação Portuguesa de Autismo e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) vai realizar no Rossio várias actividades desportivas e de aventura, actuações musicais, ateliers de pintura, palhaços e uma feira de produtos naturais.

Em Viana do Castelo, a Associação de Amigos do Autismo vai assinalar a data com uma conferência onde vai divulgar os seus projectos e realizará actividades para crianças e jovens autistas para sensibilizar a comunidade para a problemática do autismo.


O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, instituído pela ONU em 2007, pretende ser um marco na sensibilização e na homenagem a todas as pessoas e respetivas famílias que todos os dias vivem esta realidade, enfrentando geralmente muitas dificuldades e discriminações.

O autismo é uma das mais graves perturbações do neurodesenvolvimento, resultando numa incapacidade de adaptação social que se prolonga para toda a vida. Manifesta-se por dificuldades muito específicas a nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem e pela restrita variedade de interesses e alterações comportamentais.

1 comentário:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Obrigado por trazer este assunto ao conhecimento dos visitantes. Nestes casos, como noutros em que pessoas necessitam de apoio oficial, a generosidade dos governantes e autarcas devia ser uma realidade insuspeita. Os doentes precisam de apoio e as famílias nem sempre têm facilidade de lho fornecer.
Em vez de poleiros para políticos, corrupção, enriquecimento ilícito e outros tráficos, devia ser encaminhado mais apoio a quem precisa. As pessoas devem estar em primeiro lugar, nos planeamentos governamentais.
Mas, pelo contrário, vemos diariamente os eleitos a perder tempo e energia a combater os outros partidos, com os olhos nos votos, deixando de olhar para os reais problemas dos portugueses.

Beijos
João
Do Miradouro