Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Prisão de ventre ou Obstipação

Dois apontamentos:


O ideal é que sua alimentação seja a feita a base de alimentos com fibras.
Mas o que as fibras têm de tão bom? Em primeiro lugar, você deve saber que existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. Durante a digestão, as fibras solúveis se misturam com a água e ficam com uma consistência gelatinosa que, na prática, reduz a absorção de açúcares e colesterol. Por isso, capriche no consumo de laranja, maçã, cenoura, farelo de aveia, feijão e vagem e fique longe do colesterol alto e da diabetes! Já as fibras insolúveis não dão trégua ao nosso organismo e não são digeridas na mastigação, nem na digestão, aumentando o volume das fezes e reduzindo o tempo que levam para percorrer os intestinos. O que você ganha com isso? Seu intestino funciona como um relógio. Para isso, não se esqueça de incluir grão de bico, milho e soja na sua lista de compras - e na hora de comer pêra e ameixa, não tire a casca!


O tipo de alimentação que você está consumindo pode estar causando a prisão de ventre. Para o bom funcionamento do intestino é necessário seguir algumas orientações: Usar diariamente alimentos crus com bagaço ou casca, (se possível). Consumir diariamente: Leguminosas ( feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ) pelo menos 1 vez/dia. Frutas: 4 vezes/dia Vegetais crus: 2 vezes/dia Vegetais cozidos: 2 vezes/dia. Beber pelo menos 10 a 12 copos de água por dia. Evitar usar em excesso: Biscoito. Frituras. Alimentos açucarados ( doces, balas ). Massas. Sempre que possível, usar alimentos integral ( 1 a 2 vexes/dia ), como: Arroz integral. Pão integral. Aveia. Macarrão integral. Mastigar bem os alimentos. Procurar comer sentado, em ambiente tranqüilo. Fazer regularmente algum tipo de atividade física, como caminhar ( a não ser que você tenho sido orientado a não praticar atividade física . Não utilizar remédios (laxantes ), sem orientação do médico, pois alguns medicamentos com o tempo podem piorar a prisão de ventre. Procurar dar atenção rápida ao desejo de evacuar. Estabelecer um horário rotineiro para a evacuação. A melhora da prisão de ventre acontecerá após alguns dias, portanto, não deixe de seguir as orientações se os resultados não vierem logo. O bom funcionamento intestinal só será mantido se você seguir as orientações acima todos os dias.

Um outro link mais extenso:

2 comentários:

Fernanda disse...

Amigo João!

Perfeitos estes conselhos para uma vida saudável.

Eu não passo sem as minhas fibras, a soja, a fruta, as saladas e as leguminosas.
Por isso peso 54Kgs.
"Nada mal para a minha idade :)))"
Como diz a outra...

Beijinhos

Sergio disse...

Obrigada João pela visita e por seguir o meu blog, mas o meu blog principal é este El Puente

Cumpts.

Sergio.