Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Doença de Crohn. Usar banana-da-terra e brócolos

Ionline. por Sara Pereira, Publicado em 27 de Agosto de 2010

Dieta adequada pode bloquear uma fase-chave do desenvolvimento da doença, que afecta 6 mil portugueses

Todos os anos, cerca de 100 crianças e jovens são acrescentados à lista de doentes de Crohn em Portugal - neste momento já há 6 mil casos registados no país. A doença caracteriza-se por inflamações intestinais crónicas - sobretudo do intestino delgado - que provocam dor, sangramento e diarreias, e pensa-se que é causada em parte por factores genéticos e em parte por factores ambientais. Como a alimentação. Uma investigação recente revela que alimentos como a banana-da-terra e os brócolos aumentam as defesas contra as inflamações da doença de Crohn.

Os doentes de Crohn apresentam números acima do normal de uma variedade da bactéria E. coli, uma vez que o organismo não tem capacidade para combater as bactérias em excesso. Essa mutação da bactéria aloja-se nas paredes do intestino através das células M, que funcionam como portas para o sistema linfático. Os cientistas do Centro de Pesquisa Biomédica (BRC) de Liverpool, Reino Unido, fizeram testes clínicos para descobrir que tipos de alimentos influenciam a capacidade de penetração da bactéria e se os que têm influência positiva sobre a doença podem ser usados para a combater. Jon Rhodes, um dos cientistas envolvidos no estudo, explica que "a doença é mais vulgar em países onde a alimentação é pobre em fibras e rica em alimentos industriais".

Uma empresa de pesquisa de aplicação médica de alimentos, a Provexis, está já a estudar em parceria com a BRC a produção de um alimento à base de fibras de banana-da-terra que tenha efeitos na remissão e na prevenção da doença. Sara Pereira

NOTA: Na Wikipédia: A banana-da-terra é uma planta herbácea da família das musáceas, originária da África, rica em vitaminas e potencial redutora do stress.

Imagem da Net.

2 comentários:

celle disse...

olá João!
Vivendo e aprendendo!
Vou levar essas dicas para a familia do Antonio, meu marido. Muitos membros da sua familia sofrem desta doença e vivem sobre tratamento. Quem sabe, mudando os hábitos de alimentação, possam melhoar?
Um forte abraço
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Faço votos para que dê bom resultado. A nossa saúde depende de dois factores: o que ingerimos e o que pensamos. Um pensamento positivo, com confiança, pode levar o organismo a reagir melhor aos agentes patogénicos e dar saúde. O organismo é controlado pelo «software», pelo cérebro, que devemos manter sempre com pensamentos positivos de serenidade, equilíbrio e optimismo.

Beijos
João
Do Miradouro