Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Violetas e a saúde


As flores e as folhas da violeta são utilizadas no fabrico de xaropes para o combate de tosse, dores de garganta, sinusite, rouquidão.

O chá da planta inteira é utilizado para distúrbios intestinais e para as dores de cabeça, pois contêm ácido salicílico, sendo quase como uma aspirina natural. Esta planta tem propriedades expectorantes, anti-pasmódicas, sudoríferas, diuréticas e anti-inflamatórias.

As flores podem também ser utilizadas em saladas, doces e geleias, ou usadas no fabrico de colónias, perfumes, talcos, desodorizantes, sabonetes, etc.

As suas raízes contêm uma substância alcalóide, a violina, que quando ingerida em grande quantidade tem propriedades laxativas e pode provocar vómitos.

As suas folhas, frescas e levemente esmagadas podem ser utilizadas em banhos de imersão, amaciando a pele e emanando um aroma agradável.

Componentes principais: óleo essencial, violamina, alcalóides (odoratina), emetina, irona, glucosídeos, eugenol, kaempferol, quercetina.

Autor: André M. P. Vasconcelos (Engenheiro Agrónomo)

Agradeço mais esta oferta da amiga Ná
. A imagem é do seu jardim.

Sem comentários: