Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sardinha em telha romana



Todos nós sabemos das vantagens de comer peixes ricos em Ómega 3. Este é o maior tesouro das sardinhas, que para além de saborosas e populares ainda ajudam na prevenção de diversos males. No corpo humano, essas gorduras minimizam a acção nociva de compostos inflamatórios, ajudam na prevenção de uma série de males que surgem em locais díspares como o coração, o intestino e as articulações. Sem falar que ainda entram na constituição da retina e da massa cinzenta.

Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos. Portanto, não faltam motivos para que se inclua essa aventureira dos mares no cardápio.

A sardinha costumava nadar em grandes cardumes pelos mares da Sardenha, ilha localizada no Mediterrâneo — daí seu nome. Aventureiras, navegaram quilômetros até disseminar populações da sua espécie pelos vários oceanos do mundo e assim chegaram ao nossos pratos.

Vamos então às sardinhas que têm estado uma delícia, e vejam mais uma forma de as cozinhar... ficam uma delícia se forem assadas, preferencialmente em forno de lenha.

Aquecer muito bem uma telha, colocar pão ralado e algum sal na telha onde vão ser colocadas as sardinhas, que foram previamente passadas por pão ralado, lado a lado e usar mais um piquinho de sal. Lembro que o sal só é posto mesmo após o pão ralado.
Leva-se ao forno bem quente por cerca de 15 a 20 minutos no máximo.
Acompanhe com salada ou brócolos cozido com batatinhas.

Importante: Não escame a sardinha se a vai assar. Nunca coma a sua pele, ela sai inteira e facilmente se for bem fresca.



Uma frutinha para sobremesa, que tal???

Bom apetite!

Fernanda Ferreira (Ná)

Agradeço esta receita à amiga e colega do Sempre Jovens , que além de saborosa, traz vantagens para a saúde.

6 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Veja só as vantagens em comer umas deliciosaas sardinhas...e mais, podemos comê-las todo o ano.
A versão em lata é sempre uma alternativa válida, de vez em quando, até pela praticidade. Só há um senão: em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate.
É de evitar a primeira opção. Ela é fonte de ômega-6, gordura típica da alimentação ocidental e que, em excesso, provoca inflamações.
Comer só as em tomate.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Cara Amiga Ná,

Agradeço o seu esclarecimento, útil para os leitores que começam a interessar-se pela utilidade deste espaço.
A sardinha é realmente um alimento tradicional e popular que já teve má fama mas que ultimamente é considerado bom para a saúde, havendo no entanto que ter cuidado com o sal e o óleo (no caso das conservas).

Beijos
João

Anónimo disse...

booκmarked!!, I гeally lіκе уоur web sitе!


Μy homepage - what goes into a nootropic
My page ; enhance your brain power

Anónimo disse...

Howdy! I hope you don't mind but I decided to post your weblog: http://www.blogger.com/comment.g?blogID=368669402179451790&postID=5058712217502810930 to my online directory. I used, "Blogger: SA�DE E ALIMENTA��O" as your website headline. I hope this is fine with you. In the event you'd lіke me to changе the titlе or remove
it completely, email me at janiceloomis@ωeb.
ԁe. Thanκ you sο much.

http://www.dfw-taxicab.com/2011/05/lіmo-service-from-the-best-dfw-taxicаb/
Also see my web page > www.dfw-taxicab.com

Anónimo disse...

Ι'm extremely pleased to uncover this web site. I want to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely savored every part of it and i also have you book-marked to see new information in your website.

Also visit my website irving tx cabbie

Anónimo disse...

Whаt's up, after reading this amazing piece of writing i am as well glad to share my knowledge here with friends.

Visit my weblog :: search Engine optimization dallas