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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

SEJA SAUDÁVEL, SEGUINDO OS ESPECIALISTAS


Com a intenção de difundir conselhos para uma boa saúde, aqui deixo mais uma colecção de dicas de especialistas:

O que os especialistas fazem para se manterem saudáveis
Notícias ao minuto, 8-09-2015 às 09h05

 Eles são quem procuramos quando precisamos de ajuda ou conselhos sobre a nossa saúde, mas o que é que fazem para se manterem saudáveis?

O Daily Mail perguntou a vários especialistas de saúde quais são as regras de ouro para garantir a sua própria saúde. De beber vinho a manter-se longe dos seus ente queridos doentes, as sugestões são muitas e podem até surpreender.

‘Tranque’ os seus familiares doentes no quarto deles. John Oxford, especialista em virologia explica que sempre que o seu filho apanhava uma gripe o mantinha em quarentena no quarto durante três dias até que ele passe a fase mais infecciosa. Conta que deixava a comida à porta do quarto da criança e que recolhia a loiça suja mas que, durante esses dias, não havia qualquer contacto entre a criança doente e a família para que a gripe não se espalhasse.

Fazer uma pausa de 30 minutos durante festas barulhentas. David Mc Alpine, professor de neurociência diz seguir uma dieta do barulho, ou seja, minimizar a exposição prolongada ao barulho sempre que possível. Conta que usa muitas vezes os auscultadores, mesmo quando não está a ouvir nada, para ‘cortar’ o barulho do ambiente e que sempre que está numa festa barulhenta, como um casamento ou um concerto, vai até à rua durante cerca de meia hora para fazer uma pausa do barulho. Tudo ara não prejudicar o seu cérebro e a sua audição.

Não cortar drasticamente na comida depois do exagero. Adrian Park, especialista em obesidade, explica que depois de uns dias de exageros não se deve fazer um corte radical na comida no dia seguinte. A melhor opção é mesmo a voltar aos hábitos saudáveis. Ou seja, depois dos exageros das férias, por exemplo, não tem de andar uma semana a comer só sopa, basta que volte a adotar uma rotina saudável que inclua cinco refeições por dia e com os alimentos que lhe fazem bem.

Beba vinho tinto para prevenir o cancro. Professor Karol Sikora, especialista em doenças cancerígenas diz que bebe vinho tinto quase todos os dias por que acredita que ajuda a prevenir o cancro, mas só um copo. Explica que este tipo de vinho contém compostos benéficos como os antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo deste tipo de doença.

Não pratique demasiado exercício. O cardiologista Klaus Witte explica que todos os aspetos do estilo de vida devem ser levados com moderação, por isso tudo o que seja em excesso ou exagero é mau, até o exercício. Praticar exercício em excesso pode sobrecarregar o coração e causar efeitos adversos com consequências a longo prazo, como a debilitação do coração ou até transtornos relacionados com o ritmo cardíaco.

Mexa-se a cada 20 minutos. Roger Kerry, fisioterapeuta, contou ao Daily Mail que a sua regra de ouro para se manter saudável é mexer-se a cada 20 minutos. Mesmo que esteja à secretária, balance as pernas, por exemplo. Qualquer tipo de movimento pode ajudar a reduzir a probabilidade de vir a sofrer de dores crónicas provocadas pelo facto de estar demasiado tempo sentado ou imóvel.

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