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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

LIDAR COM UM MAU DIA


Transcrição:

Onze truques para lidar com um mau dia
NOTÍCIAS AO MINUTO 150907 10H17


Todos já passaram por um dia menos bom, em que a única vontade é chegar a casa e não sair mais do sofá ou da cama. Os dias maus são frequentes, mas existem pequenos truques que ajudam a ultrapassa-los e, quem sabe, a evitá-los.

Quando o assunto diz respeito a dias maus, não há nada que explique melhor este sentimento do que a música de Daniel Powter, ‘Bad Day’. Na canção, fala-se do sentimento de tristeza, do sorriso forçado e do facto de as pessoas não se importarem em ter um dia mau. Embora seja comum – e resultado dos mais múltiplos fatores – ter um dia mau não tem que ser recorrente, pelo contrário.
Além de ser importante manter uma atitude positiva para evitar mais dias assim, é preciso saber como reagir a eles e como atenuar as suas consequências. E o Huffington Post revela onze truques para isso acontecer.

1. Comer bem e beber água – a fome, sede ou até mesmo a desidratação proporcionam sentimentos de irritação e mau estar, o que pode desencadear um comportamento menos positivo e, por consequência, um mau dia.

2. Evitar o cansaço – também o cansaço pode provocar mudanças de humor e sentimentos de irritação, situações que podem causar alguns problemas no local de trabalho ou em casa.

3. Fazer exercício – a atividade física faz bem à saúde e à mente e nada melhor do que o exercício para expulsar todas as energias negativas e os sentimentos que fazem o dia mau perdurar.

4. Relaxar – antes, durante ou depois de um dia mau, um momento de relax é sempre fundamental.

5. Aceitar o corpo (ou fazer algumas mudanças para o melhorar) – não estar bem na própria pele é meio caminho andado para não estar bem com os outros. As pessoas que tendem a sentir-se em baixo devido ao corpo devem arranjar formas de contornar essa situação, mais não seja exercitando-se com o acompanhamento de um especialista.

6. Escolher bem a roupa – nada melhor do que uma roupa confortável. Essa escolha é uma ajuda para manter o bom humor. Mas quando o mau dia acontece a um fim de semana – em que não se tira o pijama – o melhor é vestir algo arrojado e sair para passear.

7. Ver ou brincar com gatos – sim, seja presencialmente ou através de vídeos online, a presença de gatos é sempre uma mais-valia.

8. Procurar um aconchego – e quando uma das opções acima não resulta, o melhor é mesmo ir para o sofá ou para a cama com uma manta bem aconchegante. Ver uma comédia ou a série preferia pode ajudar.

9. Ouvir música – as músicas preferidas conseguem melhorar o estado de espírito das pessoas.

10. Enviar um SMS – ou fazer uma chamada. Conversar é sempre uma boa solução.

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