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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

CINCO RAZÕES PARA EVITAR COMER CARNE



Texto extraído daqui

 Adoptar uma alimentação que exclua a ingestão de carne pode trazer vários benefícios à sua saúde.

As pessoas esclarecidas preocupam-se em seguir um estilo de vida mais saudável que exclua os alimentos considerados prejudiciais à saúde.

A carne não é prejudicial e muitos médicos e nutricionistas defendem o seu consumo, mesmo que moderado, devido ao leque de nutrientes que porta. Contudo, é importante compreender que não comer carne é também um hábito saudável e que pode trazer benefícios à saúde.

E por isso mesmo o The Independent listou cinco boas consequências positivas na saúde que a exclusão de carne e uma dieta vegetariana trazem:

1. Uma dieta vegetariana é, por norma, rica em potássio e baixa em sódio. O potássio (presente em vegetais, grãos, frutas e legumes) é amigo da tensão arterial, do colesterol e do coração, reduzindo os riscos de ataque cardíaco.

2. Ter um estilo de vida saudável focado numa alimentação equilibrada é uma forma eficaz de prevenir o aparecimento dos mais variados tipos de cancro. Para o The Independet, quanto mais colorido estiver o seu prato, mais forte será a sua contribuição para prevenir a doença. A fibra dietética, comum entre os vegetarianos, é uma óptima aliada na prevenção do cancro do cólon.

3. Optar por alimentos de origem vegetal ajuda à diversidade das bactérias boas existentes no organismo e associadas à boa saúde. Estes alimentos reforçam o sistema imunológico, reduzem os riscos de inflamação, regulam o trânsito intestinal e controlam o apetite.

4. Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e pobre em gorduras fornece ao corpo o ‘combustível’ necessário para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e assim ajudar no tratamento e prevenção de doenças como a Diabetes do tipo 2.

5. As frutas, legumes e vegetais são uma autêntica fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, isto é, os principais amigos de uma pele saudável, brilhante e sem manchas.

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