Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DOENÇA CELÍACA



A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte, cereais muito utilizados na composição de alimentos e bebidas como massas, pizzas, bolachas, bolos, pães, cerveja, e uísque.

Para os portadores da doença, o glúten agride e danifica as vilosidades do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Seus sintomas variam bastante dependendo do grau de intolerância e podem incluir baixa estatura, diarréia recorrente, flatulência, vômitos, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pêlos, alterações no ciclo menstrual e diminuição da fertilidade.

Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade, porém, em alguns casos, ocorre na idade adulta. Como a doença pode se apresentar de diversas formas e em diferentes graus de intensidade, o diagnóstico muitas vezes passa desapercebido e tem um impacto importante na saúde e qualidade de vida dos portadores.


A melhor maneira de saber se você ou alguém da sua família apresenta essa condição é através do diagnóstico médico. Consulte um gastroenterologista
boasaude.com

2 comentários:

Luis disse...

Querida Amiga Celle,
Que bom dar a conhecer esta doença pois é pouco comum e desconhecida de muita gente. Pessoalmente conheço dois casais que partilham dela. Num é a mulher que a tem e no outro é um filho. Nos dois casos tem conseguido viver bem apesar de tudo. Deus ajuda!
Beijinhos amigos.

Celle disse...

LUIS, É UMA DOENÇA MAIS COMUM DO QUE SE PENSA MAS, SÓ AGORA ESTÃO LHE VALORIZANDO. A BASE DA NOSSA ALIMENTAÇÃO É O TRIGO E PARA CERTAS PESSOAS FAZ MUITO MAL.