Páginas

domingo, 20 de outubro de 2013

ORÉGÃOS E AS SUAS QUALIDADES PARA A SAÚDE


Orégãos provocam 0 'suicídio' das células do cancro da próstata

Uma erva aromática demonstrou um efeito desconhecido no cancro da próstata. Um estudo conduzido nos EUA demonstrou que os orégãos levam as células cancerígenas ao 'suicídio', Estará a cura contra este tumor no topo de uma pizza?

Um estudo conduzido na Long Island University (LlU), nos EUA, confirmou que os orégãos conduzem as células do cancro da próstata ao 'suicídio', abrindo a porta ao desenvolvimento duma terapia contra este tumor.

A descoberta seguiu-se a outras investiqações que já tinham demonstrado que as pizzas ajudam a reduzir as hipóteses de contrair cancro, efeito que era atribuído a uma substância no molho de tomate. No caso dos orégãos, a substância que provoca o 'suicídio celular' é o carvacrol.

A equipa liderada por Supriya Bavadekar, professora de farmacologia, tem realizado testes em células cancerígenas e os resultados evidenciam a potencialidade desta erva aromática ser transformada na base dum fármaco anti­-cancerígeno.

"Sabemos que os oréqãos possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, mas os seus efeitos nas células cancerígenas podem dar-lhe uma utilidade completamente nova", explicou Supriya Bavadekar, cuja equipa procura agora compreender o processo como o carvacrol actua sobre as células afetadas.

o facto da substância se encontrar numa erva aromátlca leva ainda os investigadores a anteciparem uma rápida e eficaz absorção por parte do organismo: "uma grande vantagem é que os orégãos são muito usados para temperar a comida e são reconhecidos como seguros nos EUA. Portanto, esperamos que esse facto possa diminuir o risco de efeitos tóxicos graves".

Se o estudo continuar a produzir bons resultados, esta super especiaria pode representar uma terapia muito promissora para quem sofre de cancro na próstata, complementou a professora da LlU, durante a apresentação da lnvestiqação na Experimental.

Biology 2012. (texto recebido por e-mail)

Este artigo já aqui tinha sido publicado. Procurando «orégãos» podem ser encontradas outras referências aos poderes anti-oxidantes desta erva aromática.
Imagem de arquivo

2 comentários:

Celle disse...

BOAS FALAS CARO JOÃO!
SÃO SIMPLES E FÁCEIS ESTES CUIDADOS! NÃO CUSTA EXPERIMENTAR!

Celle disse...

BOAS FALAS CARO JOÃO!
SÃO SIMPLES E FÁCEIS ESTES CUIDADOS! NÃO CUSTA EXPERIMENTAR!