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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MORANGO É BENÉFICO PARA A SAÚDE



Famoso no mundo inteiro, de aspecto sedutor e um sabor realmente irresistível, o morango é gostoso, nutritivo e faz muito bem à saúde.

O morango transmite energia e, o melhor, tem baixa caloria, é ideal para quem quer perder os quilos extras.
O morango é uma fruta rica em vitamina C, vitamina B5 e ferro e grande quantidade de fibras.
Todas essas qualidades são favoráveis para o organismo, pois dão resistência aos tecidos, protegendo a pele, fortalecem os ossos, protegem os dentes, atuam contra infecções e colaboram na cicatrização de ferimentos.
Quando consumido com frequência pode também auxiliar contra problemas no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismo, infecções do fígado, da garganta e dos rins.
Por ser uma fruta delicada e muito sensível deve ser conservada no máximo por três dias na geladeira. Prefira guardá-los antes de lavar, pois a água faz com que amadureçam mais rápido.

Porém para ingerí-los é muito importante enxaguá-los bem, em água corrente, podendo ser colocados em uma bacia com água, limão e vinagre, durante aproximadamente 15 minutos para que todas as impurezas saiam.

O morango está entre os 20 melhores frutos em capacidade antioxidante.
Os morangos podem ser congelados, transformados em conservas , secos usados como barras de cereais.

A composição nutritiva deste fruto por cada 100 g:
29 kcal de energia, 5,4 g de hidratos de carbono, 2 g de fibras, 138 mg de potássio, 10 mg de magnésio, 25 mg de cálcio, 47 mg de vitamina C.

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