Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MAÇÃS SÃO UM TESOURO PARA SAÚDE


Características nutricionais das maçãs

As maçãs são uma fruta deliciosa, rica em água e vitaminas. As suas características variam grandemente, dependendo da variedade. O seu valore nutricional consiste de uma abundância de minerais e outras substâncias.

As maçãs têm em comum com os outros frutos que contém fibras e substâncias com actividade anti-oxidante, que protegem o corpo contra danos causados por radicais livres. Ele tonifica os brônquios e tem um efeito de drenagem em vias aéreas pulmonares.

O intestino absorve as toxinas e os elimina. O teor de tanino na maçã exerce um adstringente e anti-inflamatória. A pele da maçã contém lapectina, que é utilizado como um agente de gelificação para preparar geleias e compotas. Exerce acção antiemorragica. Ssobre os intestinos a maçã é benéfica na medida em que é prescrita para o tratamento da febre paratifóide e colibacilose.

• Contém vitaminas. A maçã é rica em vitamina A, que tem, entre outras propriedades para promover a secreção de muco intestinal, que contém uma enzima que tem acção, isto é, as bactérias infecciosas destrutivas "líticas" no intestino. Em seguida, a maçã é um desinfectante intestinal importante, especialmente os frutos secos, em que a vitamina A é mais concentrada. Quando é muito maduro, na casca concentra a maior parte da vitamina C. Em média, uma maçã contém 12 mg de vitamina por 100 gramas e cerca de 25% da diária recomendada para um adulto.

• Ricas em minerais. As maçãs são ricas em potássio, que desempenha um importante papel na contracção do músculo, tem também baixo teor de sódio. Ela contém cobre, um oligoelemento que contribui para o estabelecimento do sangue. Ele também contém o bromo, o cálcio, o arsénio, sílica, magnésio, cloreto, de alumina. Algumas destas substâncias, em combinação tornam as propriedades terapêuticas da maçã de valor inegável. Com os sais minerais neutraliza os ácidos que são a partir de albumina e de alimentos que o tecido.

• E adapta-se às dietas. Como diz o provérbio ensina avós, "uma maçã por dia mantém o médico longe". É a base de "dieta fruta", o qual é indicado em casos de retenção de água no rim e doença cardíaca.

• A partir de uma sensação de saciedade. A fibra, que é um componente não-digerível, mas realiza uma série de acções benéficas para o organismo, está contida em ambas as maçãs frescas em que os lotes secos. Em particular, ela ajuda a atingir uma sensação de saciedade, fornece material nutritivo para a flora bacteriana do intestino "benéfico" com efeito prebiótico, e facilita o trânsito intestinal.

• Ajuda a controlar o colesterol. A fibra solúvel contido nas maçãs, tais como a pectina, com a sua acção contribui para o controlo do nível de glicose e de colesterol no sangue.

• Mantém os dentes limpos. Ela limpa os dentes por sobre a acção de sua carne e de seus componentes antioxidantes granuladas.

• Assistência em casos de diarreia. Um alto consumo de maçãs, cerca de 1 quilo por dia, e talvez crua ralada, cura diarreias. A "dieta da maçã" também é adequado para a criança diarreica, dando à criança apenas maçãs raladas para todo o período.

• Reduz o risco de câncer. A maçã parece ser capaz de reduzir o risco em que aparecem algumas doenças intestinais, tais como diverticulose do cólon, veias, varizes e outras doenças degenerativas, tais como determinados tipos de cancro. Sobre consuma mele diária reduz o risco de cancro da cavidade oral, do que esofágica, colo-rectal, da mama, do ovário e da próstata. Isto é o que tem sido demonstrado em um estudo italiano publicado no "Annals of Oncology" diário. Pensa-se que este efeito protector durante cerca melesvolgano de polifenóis, antioxidantes naturais, os quais são ricos. Por todas estas razões, é conveniente allemele um lugar de destaque na dieta.

• Estimula os rins. É um estimulante suave dos rins e facilita a remoção por estes órgãos. É possível fazer largo uso dedo o dell'artritismo manifestações, tal como em gota, reumatismo crónico, assim como no rim, e em casos de oligúria ou insuficiente emissão de urina. Atenua a articular gota crise.

NUTRIÇÃO

Por 100 gramas de maçãs:
Calorias 57
Água 85 g
5 mg de vitamina C
Flavonóides 129 mg
Zinco 0,1 mg
Sódio 0 mg

Imagem de arquivo

Sem comentários: