Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Se o elevador avariar

Saúde, não é apenas comer produtos bons, mas também ter precaução e evitar acidentes. Eis uns conselhos muito úteis.

Os bombeiros ensinam como agir em caso de elevador que trava, pára e avaria. Muitas pessoas têm morrido, porque confiaram no porteiro, que usou uma chave de fenda num certo pino do elevador em pane para o abrir. A pessoa que estava dentro tentou sair pela metade aberta da porta do elevador. Entretanto, o elevador movimentou-se, e a pessoa foi cortada ao meio.

Há casos em que outras pessoas tiveram mãos, braços ou cabeças decepadas.
Por isso, NUNCA tente sair pelo buraco ou parte aberta de um elevado em pane!

O procedimento correcto é o seguinte:

1. Aperte o botão do alarme ou o que indica que está avisando alguém. Se tiver telemóvel ligue para os bombeiros ou para a empresa que faz a manutenção e cujo número está na parede do elevador

2. Sente-se num canto. Em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde, calmamente, que venha o socorro. É uma questão de tempo. Procure se lembrar de que você está trocando tempo por segurança.

3. Não aceite ajuda de estranhos e nem saia com o elevador aberto pela metade! Ele poderá subir ou descer repentinamente.

4. O BOMBEIRO, ASSIM QUE CHEGAR, VAI DESLIGAR A CHAVE GERAL DA CASA DE MÁQUINAS E TESTAR, COM UM APARELHO, SE O ELEVADOR ESTÁ PARADO MESMO E TOTALMENTE INOPERANTE. Então, ele avisará a outro bombeiro, via rádio, para que faça o procedimento junto à porta do elevador. E o elevador irá subir ou descer, completando o ciclo dele e parando no ponto seguro.

5. ANTES de entrar no elevador, verifique sempre, se ele está parado. ESPERAR que as pessoas saiam ANTES de você entrar e ficar atento no número de ocupantes, se está compatível com o peso que diz na placa! Quando estiver muito cheio, evite entrar nele, pois poderá haver problema!

O elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total e, por isso, um elevador não cai, sem mais nem menos. Portanto, a pessoa terá que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar) e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!

Resumindo: se ficar preso só saia com a ajuda dos bombeiros, e não com a do zelador do prédio, ou de um abelhudo que diz que tudo já está sob controlo.

E, em caso de Incêndio, NUNCA use o elevador. Faça uso da escada.

Divulgue a todos amigos e conhecidos. Você pode salvar uma vida!

4 comentários:

Fê blue bird disse...

Excelente este conselho, principalidade porque tenho fobia de locais fechados.
Obrigada amigo João.

beijinhos

Celle disse...

JOÃO,

Embora eu more em prédio de apartamentos nunca fiquei presa num elevador.Sou testemunha de um fato que não vão acreditar! Chamei os bombeiros para retirarem um visitante preso no elevador, no meu andar. Não tinham a mínima noção do que fazer! Arrancaram a porta do elevador pelas dobradiças! É possível isso???rsrsrsrs
Parece mentira e não é pegadinha, é a pura verdade!
Coitados!
Celle

A. João Soares disse...

Cara Celle,

Isso que conta é pouco sensata e podia dar grave acidente, porque há sempre a possibilidade de o elevados se movimentar o que daria acidente grave, estando a porta meia aberta.

No prédio onde moro já fiz de bombeiro algumas vezes, tenho ferramenta para intervir , porque fui o primeiro administrador do condomínio, acompanhei os técnicos nas repetidas reparações das avarias iniciais, conversei com eles, porque tenho jeito para «engenhocas» e fiquei a saber um pouco do funcionamento da máquina.
O essencial para quem está dentro é não se assustar, não perder a calma e alertar por qualquer meio os técnicos, os bombeiros e qualquer pessoa do prédio. No meu caso as pessoas que ouvem o alarme vão logo procurar-me !!!

Um dos males causadores de paragem é o excesso de carga, outro é pisar uma faixa que provoca paragem imediata, outra é o mau uso dos botões de comando.

Como em tudo na vida é conveniente respeitar as regras de funcionamento.

Beijos
L`João

Celle disse...

Sábias palavras, concordo plenamente!
Celle