Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sauna ajuda a combater problemas cardíacos

Sauna ajuda a combater problemas cardíacos
 
Fazer sauna beneficia a saúde do coração. A conclusão é de um grupo de investigadores japoneses da Universidade de Toyama, que assim adicionam uma nova vantagem ao bem-estar já conhecido pela libertação de serotonina - a molécula da felicidade - durante as sessões, em consequência do calor.

Takashi Ohori, coordenador da investigação, efetuou um estudo em conjunto com a sua equipa envolvendo 41 voluntários com insuficiência cardíaca crónica. Os participantes, cujos corações são incapazes de fornecer sangue suficiente ao organismo causando dificuldades na respiração, foram sujeitos a sessões de sauna de 15 minutos, cinco vezes por semana.

No final de cada sessão, os voluntários eram tapados com um cobertor durante 30 minutos, com o propósito de manter a temperatura corporal cerca de 1ºC acima do normal.

Na sequência deste trabalho, os pesquisadores constataram que a sauna aumentou a capacidade do coração de bombear sangue e aumentou a capacidade dos participantes de realizar exercício físico, permitindo-lhes caminhar uma distância maior num igual período de tempo (de 337 metros passaram para 379 metros durante seis minutos).

Além disso, a equipa detetou melhorias no funcionamento do endotélio, membrana no interior do coração diretamente relacionada com a circulação sanguínea, avançou a revista New Scientist.

Porém, os especialistas recomendam cautela e explicam que este "tratamento" alternativo terá de ser sempre feito sob supervisão médica, visto que os doentes que sofrem deste problema não devem ser excessivamente expostos a altas temperaturas.

Clique AQUI para aceder ao artigo publicado na New Scientist.

1 comentário:

Celle disse...

Fê, tudo bem?
Interessante noticia publica aqui neste espaço, sempre achei que a sauna fosse pior para o cardíaco. O banho frio sabia ser bom, imaginava o quente ruim!
vivendo e aprendendo!
um grande abraço felicidades...
Celle