Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aromas saudáveis

  • Ervas aromáticas
As ervas aromáticas frescas encontram-se à venda em mercearias, supermercados ou lojas de produtos orientais. São fáceis de cultivar em casa - num canteiro do jardim ou em vasos na varanda ou na janela.
Segue-se a descrição das principais.


Alecrim, tomilho, salva, orégão e louro têm textura mais robusta e são adequados para estufados, guisados, marinadas e recheios. Estas ervas devem ser adicionadas no princípio da confecção, uma vez que  a cozedura prolongada e lenta faz sobressair os seus aromas, mas devem ser empregues com parcimónia. Se as usar inteiras ou em ramo, retire-as antes de servir.

Coentros, salsa, manjericão, hortelã, estragão, cebolinho e endro têm um sabor mais fresco e costumam ser adicionados quase no fim da confecção, para não perderem o aroma e a graça. Use estas ervas generosamente em saladas, sopas e salteados ou como guarnição.


ErvaCombina bem comIdeal em
Alecrimborrego, porco, caçarecheios, guisados, assados
Cebolinhoovos, queijo, batatas, peixe, frangosopas, saladas, omeletes
Coentrosfrango, peixe, marisco, arroz, tomatesalteados e caris da cozinha tailandesa, indiana, chinesa e do Médio Oriente
Endrofrango, peixe, ovos, queijo, batatassopas, saladas, molhos, marinadas
Estragãoovos, peixe, frango, legumessaladas, molhos
Hortelãborrego, batatas, ervilhas, tomatesaladas, pratos de legumes
Lourocarne, criação, peixe, legumessopas, estufados, guisados, assados
Manjericãotomate, legumes verdes, queijos de pasta mole, ovossaladas, sopas, molhos para massas, cozinha mediterrânica
Orégãosporco, criação, caça, peixe, legumes (sobretudo tomate)molhos para massas, recheios, pratos alentejanos e italianos
Salsaborrego, frango, peixe, legumes, ovos, queijosopas, saladas, molhos, guisados
Salvaporco, pato, miúdos, tomaterecheios, guisados
Tomilhopeixe, frango, vaca, caçarecheios, guisados, marinadas, molhos para massas

retirado daqui

Sem comentários: