Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Manobra de heimlich



  • O que é a Manobra de Heimlich?
A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdómen, mais precisamente abaixo do esterno.
  • Quando é usada?
Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.
  • Situação em que deve ser utilizada:
Imaginemos que um grupo de amigos foi almoçar. Subitamente, um deles engasga-se! Tenta tossir, mas parece estar seriamente em apuros. Levanta-se e fica agitado e leva as mãos à garganta. Não consegue falar. Parece ter dificuldade em respirar. A pele muda de cor, ficando arroxeada, indicando, assim, a baixa oxigenação do sangue.

Quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa de agir rapidamente!
  • O que fazer?

* O socorrista deve actuar de imediato, aplicando 5 palmadas entre os ombros.
* Se não surgir efeito deve aplicar a MANOBRA DE HEIMLICH!
  • Como efectuar a Manobra de Heimlich?
1. Coloque-se atrás da vítima com um pé ao lado e outro ligeiramente atrás da mesma e com os braços a envolver o abdómen da vítima;
2. Coloque a sua mão fechada, abaixo do esterno e ligeiramente acima do umbigo, com o polegar para dentro, contra o abdómen da vítima;
3. Agarre firmemente o punho com a outra mão;
4. Efectue 5 compressões abdominais, para dentro e para cima, de modo a aumentar a pressão torácica, que irá expulsar o objecto. Note que cada compressão deve ser suficientemente forte para deslocar a obstrução, mas não agressiva de forma a causar fractura;
5. Reavalie a vítima, verificando se ainda tosse ou se já respira, verificando se o corpo estranho saiu pela boca;
6. Se não obtiver êxito, repita a manobra de Heimlich, tantas vezes quanto as necessárias.

Se as funções respiratórias não forem restabelecidas dentro de 3 a 4 minutos, as actividades cerebrais cessarão totalmente, podendo levar à morte da vítima. O oxigénio é vital para o cérebro!

Vejam o vídeo:

3 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Trouxe-nos mais um ensinamento muito útil para cada um de nós. Já conhecia mas sem tanto pormenor e, por isso fiquei mais enriquecido com mais capacidade para ajudar alguém que se engasgue.
Há pequenos gestos que podem salvar vidas e este é um deles.
Parabéns e obrigado em nome de todos os visitantes deste espaço de utilidade pública.

Beijos
João
Do Miradouro

Maria Kiki disse...

Olá!
É sempre bom repetir estes gestos que na verdade podem salvar uma vida, por falta de conhecimento muitas pessoas morrem infelzmente.
Obrigada.
Bjs
MariaKiki

Anónimo disse...

Ontem minha vida foi salva por essa manobra, a conhecia mas infelizmente ninguém ao meu redor sabia como fazer, tive que aproveitar o que restava de oxigênio para explicar duas vezes, quando imaginei que talvez não fossem entender bem a explicação ou executa-la já estava me adiantando para encaminhar minha alma(lol), mas graças a Deus entenderam, executaram e por fim passei por aqui. Vou salvar isso, apresentar a mais pessoas e deixar guardado para uma necessidade. Acho que subestimei os cursos de primeiro socorros e vou colocá-los em dia na primeira oportunidade.