Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

DERMATITE ATÓPICA

 

"Dermatite Atópica: só quem sente na pele é que a valoriza?"

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1837630/dermatite-atopica-so-quem-sente-na-pele-e-que-a-valoriza

23/09/21 07:00 Por Notícias ao Minuto. Por Joana Camilo

 

Um artigo escrito por Joana Camilo, presidente da Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP).

"A Dermatite Atópica (DA) afeta cerca de mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Número globais, mas que espelham a realidade nacional. Referindo que a maioria destes doentes não convive ou conhece alguém que tenha DA. 

 

A DA, também conhecida como eczema atópico (EA), é o tipo de eczema mais frequente e é a doença crónica inflamatória da pele mais comum, atingindo cerca de 4,4 % da população europeia, com maior prevalência nas crianças (15-25%), mas pode surgir em qualquer idade. Na maior parte dos casos assume uma forma ligeira, contudo, pode manifestar-se de forma mais grave.

Sendo uma doença dermatológica, as pessoas vêm os seus efeitos na pele – vermelhidão, edema (inchaço), prurido (comichão), xerose (secura cutânea), fissuras, lesões descamativas, crostas e exsudação. A comichão é o sintoma mais impactante e pode ser sentido 24h por dia, sobretudo nas formas moderadas-a-graves não controladas, comprometendo extensamente o dia-a-dia e a qualidade de vida. 

Para compreendermos o impacto global da DA (não controlada), temos de “ver” também a parte invisível do "Iceberg DA", a comichão persistente, por vezes incapacitante, a dor e ardor, a privação do sono, a falta de concentração que decorre do cansaço, as infeções cutâneas recorrentes e também a baixa auto-estima pela natureza visível da doença, a frustração e a depressão, que cumulativamente interferem significativamente na vida das pessoas com DA, e na de quem as rodeia e delas cuida.

A Dermatite Atópica (DA) é uma das doenças da pele mais prevalentes, mas é também uma das mais menos reconhecidas. É frequentemente considerada como uma “simples doença da pele” e é frequentemente invisível e silenciada pela falta de conhecimento e compreensão sobre a mesma, provocando um sentimento de solidão e de desvalorização que pesa em quem (con)vive com a doença.

A Dermatite Atópica é uma doença inflamatória da pele complexa, não contagiosa e multifactorial!

Não há apenas uma causa para a DA e até hoje ainda não existe uma cura, mas hoje em dia contamos com novas soluções, sobretudo para as formas moderadas-a-graves da DA, que demonstram maior segurança e eficácia e cujos testemunhos de vida revelam que podem ser transformadoras. Hoje podemos ajudar a dar a esperança de uma vida melhor, com qualidade, que permita acreditar e ter mais confiança e tranquilidade no futuro das crianças, adolescentes e adultos com DA. Dar esperança aos que são portadores e cuidadores (todos sofredores) das formas mais graves. Em que os doentes com DA esperam que a esperança, a investigação e a inovação médica se traduza em formas de vida sustentável, equitativa e justa, onde e quando precisam, através dos sistemas público e privado de saúde, conforme já é possível para outras doenças inflamatórias autoimunes, ou imunomediadas como a DA.

Por ocasião do 4º Dia Mundial da Dermatite Atópica, celebrado a 14 de setembro, temos de ecoar ainda mais alto que a Dermatite Atópica é uma doença visível, que afeta o próprio, a sua família e a sociedade, que pode ter impactos físicos, psicológicos, emocionais e sócio-económicos significativos que precisam, que têm de ser amplamente reconhecidos e valorizados. As necessidades das pessoas que vivem com DA precisam de ser devidamente compreendidas, valorizadas e respondidas, de forma mais personalizada e holística, mais justa, mais humanista e empática. 

As pessoas que vivem e cuidam de alguém com Dermatite Atópica precisam de sentir que não estão sozinhas na valorização da doença e dos seus impactos, precisam de sentir que não são apenas os que sentem na pele (ou no coração) que valorizam."

Leia Também: 

Dermatite Atópica, uma doença em "estado de emergência permanente"

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1808417/dermatite-atopica-uma-doenca-em-estado-de-emergencia-permanente

 

NOTA:

Segundo a medicina oriental, convém experimentar a fricção com casca de banana várias vezes por dia. No blog «Saúde e alimentação» há muitos artigos com sugestões para a cura de vários males, com produtos naturais. Eis alguns desses posts aplicáveis a este assunto. É útil consultar.

https://paoesaude.blogspot.com/2019/04/casca-da-banana-melhora-pele.html

https://paoesaude.blogspot.com/2019/04/remova-verrugas-com-banana-se-voce.html

https://paoesaude.blogspot.com/2013/09/banana-mais-informacao-sobre-as-suas.html

https://paoesaude.blogspot.com/2020/07/banana-madura-muitos-beneficios-para.html

https://paoesaude.blogspot.com/2018/07/bananas-verdes-ou-maduras.html

https://paoesaude.blogspot.com/2018/11/casca-de-banana-e-muito-util.html

https://paoesaude.blogspot.com/2019/07/comichao-e-irritacao-da-pele.html

Sem comentários: