Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

5 MUDANÇAS ALIMENTARES PARA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Nutricionista sugere cinco mudanças alimentares para um 2020 saudável
09/01/20 18:30 ‧ Por Notícias Ao Minuto

Inês Aparício, nutricionista na Clínica Smylis, parceira Fitness Hut - Grupo VivaGym, acredita que pequenas mudanças fazem toda a diferença.

Na opinião da nutricionista Inês Aparício, "os hábitos alimentares inadequados são os principais determinantes dos anos de vida saudáveis perdidos", diz em comunicado. Mas nada está perdido. Segundo a mesma "com um pequeníssimo esforço, é possível mudar muita coisa se multiplicarmos estas ações individuais por muitos milhões de pessoas". Assim, a nutricionista propõe:

1- Uma vez por semana, substitua uma das suas refeições de carne ou peixe por um prato vegetariano. Uma refeição de carne a menos por semana, ao longo de um ano, equivale a poupar, em emissões de carbono, cerca de 500km de automóvel.

2- Uma vez por semana experimente cozinhar sem sal, substituindo-o por especiarias (manjericão cominhos, coentros, salsa, orégãos). Mais de 4 milhões de portugueses sofrem de hipertensão arterial onde o sal tem um papel importante.

3- Substitua o habitual refrigerante ou bebida açucarada por água. O consumo de bebidas açucaradas tem vindo a ser associado ao aparecimento de diabetes tipo II ou cárie dentária. Apenas um refrigerante pode conter por lata de 330ml aproximadamente 35g de açúcar, o que equivale ao consumo anual de mais de 12kgs e muitos kgs de gordura a mais no final do ano! Lembre-se que a água da rede pública em Portugal é de boa qualidade.

4- Consuma sopa pelo menos uma vez por dia, e sempre que possível, substitua a batata por leguminosas (feijão, grão, lentilhas). A presença de vegetais e leguminosas ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, regulam o trânsito intestinal e o controlo do apetite.

5- Deite menos comida fora, comprando e cozinhando apenas o necessário e reaproveitando. 1/3 da comida produzida no nosso planeta nunca chega a ser consumida, num mundo onde 795 milhões de pessoas passam fome. Em Portugal, 2 milhões de famílias estão abaixo do limiar de pobreza.

Sem comentários: