Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2019

FORMIGUEIRO NAS MÃOS

Sente um formigueiro nas mãos? Esteja atento a estas quatro doenças
190118. Por Liliana Lopes Monteiro

Algumas das causas mais comuns da sensação de formigueiro nas mãos incluem diabetes, esclerose múltipla ou enfarte. Saiba mais.

©

Em declarações à publicação Tua Saúde, a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, refere que as mãos e braços são as partes do corpo que contêm o maior número de terminações nervosas, o que por sua vez permite ter movimentos mais delicados e sentir objetos e alterações de temperatura, por exemplo.

Dessa forma, e devido à elevada sensibilidade desses membros, qualquer pequena alteração que possa afetar esses nervos e provocar o tal formigueiro nem sempre é grave ou motivo de preocupação.

Todavia, se o formigueiro for intenso ou demorar muitos dias a desaparecer ou se surgir associado a outros sintomas como cansaço excessivo, dores no peito ou dificuldade em falar deverá consultar de imediato um médico.

Nos casos mais graves, eis o que a sensação de formigueiro nas mãos pode significar:

1. Enfarte

O formigueiro ou dormência no braço ou mão esquerda, ou mais raramente, no braço direito, pode ser um sintoma de enfarto, principalmente quando piora ao realizar esforços ou é acompanhado por outros sintomas como dores no peito, falta de ar, mal-estar ou suores frio.

2. AVC

Embora seja uma situação mais rara, um dos primeiros sintomas do AVC é a sensação de formigueiro no braço ou na mão. Além disso, outros sintomas comuns deste problema incluem boca torta, falta de força num dos lados do corpo e dificuldade em falar.

3. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que causa a degradação gradual das fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal. Dessa forma, alguns sintomas incluem perda de força, cansaço excessivo, falhas de memória e a sensação de formigueiro em várias partes do corpo.

4. Diabetes descontrolada

Por vezes, a diabetes pode ser uma doença difícil de diagnosticar, especialmente se não provocar os sintomas clássicos como vontade frequente de urinar ou sede excessiva. Nos casos em que o tratamento não é iniciado, ou não é seguido da forma correta indicada pelo médico, os níveis de açúcar no sangue podem tornar-se perigosamente elevados provocando o tão temido formigueiro.

Sem comentários: