Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

ALIMENTOS QUE DEVE EVITAR

Seis alimentos altamente inflamatórios que deve parar já de comer
190117. Por Liliana Lopes Monteiro


A inflamação crónica tem sido associada a muitas doenças, desde cancro à depressão. Evite consumir estes alimentos e cuide da sua saúde. ©

Sabemos que a inflamação está na raiz de muitas doenças sérias. O cancro perpetua-se pela inflamação, como reporta a publicação Jornal Ciência: os tumores crescem conforme a dimensão do processo inflamatório de cada organismo.
Do mesmo modo, condições como a artrite, fibromialgia, diabetes e obesidade têm sido relacionados à inflamação crónica no corpo. Sendo fundamental o consumo de dietas anti-inflamatórias, que incluem alimentos como legumes verde-escuros, uvas vermelhas, nozes, sementes e legumes coloridos.

Eis, de acordo com a comunidade médica, os alimentos mais inflamatórios que deve retirar já das suas refeições:

1. Derivados de farinha de trigo

“A farinha de trigo fica no topo da lista porque transforma-se em açúcar branco na boca”, diz Julie Daniluk, autora de ‘As refeições que curam a inflamação’. Os amidos transformam-se instantaneamente em açúcares, aumentando vertiginosamente os níveis de glucose no sangue. Quando o açúcar no sangue atinge picos, ocorre o processo inflamatório.

2. Batatas fritas

“O problema é que fritar alimentos no óleo em temperaturas extremamente altas – o suficiente para criar uma borda crocante – produz uma neurotoxina chamada acrilamida”, relata o Instituto Nacional do Cancro, “que provoca inflamação”.

3. Salsichas grelhadas

As salsichas contêm nitratos – um químico cancerígeno que causa inflamação. Mais ainda, cozinhar gordura animal a altas temperaturas no grelhador, deixando a carne chamuscada contribui igualmente para o desenvolvimento de cancro.
Para evitar o problema, asse as batatas no forno.

4. Álcool

O álcool é uma substância naturalmente irritante para o organismo, diz Daniluk. Beber muito pode permitir que as bactérias passem do forro intestinal para a corrente sanguínea, provocando a inflamação.

5. Pipocas de micro-ondas

O aroma artificial de manteiga nas pipocas tem sido associado à inflamação. Daniluk diz que é prejudicial tanto aos pulmões quanto ao fígado. Mais ainda, o fumo gerado pelo saco de vapor é conhecido por irritar os pulmões.
Este alimento também contém gorduras de óleos parcialmente hidrogenados e altamente processados. Quando cozidos a uma temperatura elevada, formam a gordura transgénicas, igualmente inflamatórias.

6. Doces artificialmente coloridos

Corantes artificiais são sintetizados a partir de subprodutos do petróleo que podem causar problemas na química do organismo e das funções hormonais, o que pode levar à inflamação.
Inúmeros investigadores creem que os corantes são responsáveis por várias patologias: enxaquecas, Alzheimer e Parkinson.

Sem comentários: