Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

MANTER O CÉREBRO JOVEM E SAUDÁVEL

Formas de manter o seu cérebro jovem e saudável
180910. Por Notícias Ao Minuto

Ao mudar alguns hábitos e rotinas conseguirá melhorar a sua saúde mental.


© iStock

Formas de manter o seu cérebro jovem e saudável
- Saiba o que poderá fazer para manter o seu cérebro jovem e saudável:

Estimulação mental - Atividades que o 'obriguem a pensar' estimulam as conexões das células nervosas e são capazes de estimular o cérebro a gerar novas.
Ler - Podem ser romances ou até mesmo aquilo que está escrito na caixa dos cereais, desde que leia o máximo que puder. Além disso, ao manter a mente a funcionar estará a aprender coisas novas.
Jogos de palavras - As palavras cruzadas são uma excelente forma de obrigá-lo a pensar. Poderá aumentar a dificuldade das mesmas à medida que melhora.
Problemas matemáticos - Resolver um problema de matemática também requer estimulação de várias partes do cérebro.
Desenhar e pintar - Mesmo que não tenha muito talento, aprenda uma nova arte, como a pintura. Isto obrigará o seu cérebro a desenvolver novas competências.
Notícias - Independentemente dos seus interesses, que podem variar desde política a celebridades, estar a par das notícias estimula a atividade cerebral.
Filmes - Assistir a filmes que sejam provocantes e ambíguos manterão o seu cérebro a pensar em várias possibilidades durante dias.
Jogos de vídeo - Cientistas já mostraram que jogar determinados jogos de vídeo está ligado a um risco reduzido de desenvolver Alzheimer.
Passatempos - Retome um passatempo antigo ou comece um novo. Isto estimulará e encorajará o fluxo da criatividade.
Exercício físico - Praticar desporto não só trará benefícios ao seu corpo, como também manterá a sua mente saudável. Durante a prática de desporto existe um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, que leva oxigénio à região responsável pelo pensamento.
Nadar - A natação é um excelente desporto que trabalha muitos dos músculos do corpo.
Passear o cão - Levar o seu amigo patudo a passear irá aumentar o seu humor, trazendo benefícios à sua saúde mental e física.
Dança - Seja tango ou balé, o importante é inscrever-se em aulas de dança. Aprender um novo tipo de dança colocará a sua mente e o seu corpo a trabalhar.
Ioga - Além de ajudar na tonificação e flexibilidade do corpo, o ioga ajuda a reduzir o stress, tornando assim o cérebro mais saudável.
Desafie o seu cérebro - Estar constantemente a aprender coisas novas é uma ótima forma de exercitar o cérebro. Certifique-se de que está sempre curioso e alerta. Caso não conheça determinada palavra ou planta, vá à procura!
Música - Aprender a tocar um instrumento ou a ler música é uma ótima forma de trabalhar os lados lógicos e criativos do cérebro.
Língua - Aprender uma nova língua também é uma excelente forma de se desafiar a si próprio.
Xadrez - Aprender a jogar xadrez é um bom exercício para o cérebro. Casa já saiba como jogar, encontre um parceiro com quem possa jogar com regularidade.
Mudar de emprego - Caso não se sinta estimulado o suficiente no seu trabalho atual, considere procurar outro emprego. No entanto, se a sua profissão já não o satisfaz, saiba que nunca é demasiado tarde para fazer uma mudança.
Viajar - Quer esteja a viajar dentro do seu próprio país ou esteja a explorar outra nação, quebrar a rotina ajuda a estimular a mente. Além disso, há sempre a vantagem de conhecer pessoas e culturas diferentes, além de poder explorar uma nova língua.
Regressar à escola - Pode fazer uma formação ou terminar algum curso que tenha deixado por acabar. É uma ótima forma de desafiar o seu cérebro.
Melhore a sua dieta - A dieta é uma importante parte da saúde, por isso certifique-se que ingere as vitaminas e os nutrientes necessários para o seu corpo e mente.
Antioxidantes - Os alimentos ricos em antioxidantes ajudam a melhorar o foco, a memória e a resolução de problemas.
Fast food, não - Evite as comidas que não sejam saudáveis. As gorduras saturadas e as quantidades altas de açúcar tornam-se em obstáculos quando procura estar em forma.
Açúcar no sangue - Tente manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos padrões normais. Para isso, coma de forma saudável e pratique desporto com regularidade. A diabetes é considerado um fator de risco para doenças mentais, como a demência.
Colesterol - Mantenha os seus níveis de colesterol mau (LDL) os mais baixos possíveis, uma vez que também estão ligados a um elevado risco de desenvolver demência. Caso seja necessário, consulte um médico.
Evite o tabaco - Os cigarros são prejudiciais em todos os sentidos, por isso evite-os a todo o custo.
Beber em excesso - O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também está relacionado com o risco de vir a desenvolver demência.
Emoções - Depressão, ansiedade, stress e privação do sono são fatores determinantes quando falamos na saúde do cérebro. Torne a sua preocupação com a saúde mental num objetivo pessoal.
Proteja a sua cabeça! - Pode parecer óbvio, mas evite as lesões na cabeça, uma vez que estas podem causar problemas graves a nível cognitivo. Não se esqueça de usar um capacete!

Seja aos 20 ou aos 60 anos é sempre importante manter a saúde física e mental a um bom nível.

É certo que o cérebro vai sofrendo algumas alterações consoante a idade, mas saiba que existem alguns exercícios e rotinas que o poderão ajudar a ter uma boa saúde mental.

Sem comentários: