Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

ASPIRINA DIÁRIA TEM RISCO

Tomar aspirina pode fazer mais mal do que bem...
180917. Por Liliana Lopes Monteiro

Uma nova pesquisa, apurou que ingerir diariamente a medicação anticoagulante apresenta benefícios limitados para a população mais idosa.

Tomar uma aspirina por dia não mantém o médico à distância – e pode afinal representar uma ameaça para a saúde, sugere aquele estudo.

Ingerir diariamente uma dose do fármaco anticoagulante têm benefícios limitados, diz a pesquisa que teve como amostra 19,114 participantes.

Consumir aspirina não reduziu significativamente o risco de ataque cardíaco, de enfarte ou de demência entre adultos saudáveis com mais de 70 anos.

Todavia, a droga foi associada a um aumento do risco significativo de ocorrência de hemorragias internas.

O professor John McNeil, da Universidade de Monash, na Austrália, disse: “Tal significa que milhões de idosos saudáveis em todo o mundo que tomam aspirina regularmente, e sem um motivo médico, podem estar a fazê-lo desnecessariamente”.

Cerca de metade dos participantes no ensaio clínico tomaram 100 miligramas de aspirina diariamente e a outra metade consumiu um placebo. Ambos os grupos foram seguidos durante um período de cinco anos.

Entre os que tomaram aspirina, 3,8% apresentou sérios problemas hemorrágicos, comparativamente a 2,8% dos indivíduos aos quais foi administrado um placebo. Mais ainda, 5,9% dos participantes que tomaram aspirina faleceram, relativamente a 5,0% dos que não ingeriram aquela medicação.

NOTA:
UM amigo apareceu com um derrame numa vista. O oftalmologista disse-lhe que não se preocupasse porque isso ia desaparecer. O cardiologista disse-lhe que parasse de tomar a aspirina 100 até a vista ficar limpa e que a seguir apenas a devia tomar em três dias da semana. A dosagem do medicamento devia ser apenas de 75 e não de 100
Já parei de a tomar. Escolho o risco menor.

Sem comentários: