Páginas

domingo, 16 de setembro de 2018

AZIA. COMO A TRATAR

Sente um ardor no peito? Entenda porque tem azia e como tratar a condição
180916. Por Liliana Lopes Monteiro

A sensação de azia pode ser evitada através da adoção de algumas mudanças no estilo de vida.
Provavelmente já teve azia, mas se calhar não sabe o porquê de ter experienciado a tão desconfortável sensação de ardor no peito.

Sente-se diretamente atrás do esterno, podendo ainda afluir à garganta e resultar num gosto acídico ou amargo na boca.
A dor é por vezes mais intensa após comer, ao deitar ou durante o período noturno, e apesar de normalmente o desconforto não constituir motivo de alarme, pode ainda assim ser incomodativo quando acontece frequentemente.
Mas felizmente, a sensação ocasional de azia é fácil de tratar com a toma de fármacos sem prescrição médica ou através da adoção de simples mudanças no estilo de vida.

O que é a azia?

O ardor que sente no peito resulta do refluxo ácido, um fenómeno durante o qual os conteúdos presentes no estômago se veem forçados a voltar para o esófago, o canal através do qual a comida viaja até ao estômago, de acordo com a explicação do centro de pesquisa médica norte-americano sem fins lucrativos Mayo Clinic.
A condição ocorre sobretudo quando se dá o enfraquecimento ou relaxamento anormal do esfíncter inferior do esófago.
Os conteúdos do estômago são extremamente acídicos, provocando a tal sensação de ardor.
Sensação essa que também pode ocorrer no fundo da garganta.
A ocorrência frequente de refluxo ácido, nomeadamente mais de duas vezes por semana, é chamada de doença do refluxo gastroesofágico sintomática.

O que provoca azia?

Não há apenas um fator que causa azia – já que diferentes alimentos, bebidas e escolhas de vida podem propiciar o seu aparecimento.
De acordo com a publicação Livescience, a azia é muitas vezes provocada devido ao consumo de café, álcool, chocolate ou de alimentos picantes ou com alto teor de gordura.
Existem também alguns fatores que podem contribuir para a azia, tais como fumar, stress e ansiedade, excesso de peso ou gravidez.
Adicionalmente, a população mais idosa está igualmente mais propensa a sofrer de azia.

Como se cura?

Felizmente, a ocorrência ocasional de azia é fácil de tratar.
Para quem sofre com a condição recomenda-se a toma de antiácidos, fármacos que se encontram à venda em qualquer farmácia. Os antiácidos neutralizam a acidez do estômago, aliviando dessa forma os sintomas.
Adicionalmente, mudar certos hábitos de estilo de vida pode ajudar igualmente a combater a azia.
Evite comer alimentos ‘tóxicos’, ingira refeições mais pequenas, e refreie-se de comer entre três a quatro horas antes de ir dormir.
Outras alterações, incluem evitar vestir roupa muito justa e dormir com a cabeça demasiado elevada, gestos insuspeitos que curiosamente também provocam azia.

Sem comentários: