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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O ARROZ E A ALIMENTAÇÃO




Comes Arroz Quase Todos Dias? É Isto Que Pode Acontecer Contigo! Nem Imaginas!

O que acontece se comeres arroz quase todos os dias? Certamente muitas pessoas perguntam-se se o arroz faz bem ou mal à saúde. O arroz é o alimento básico em muitos países, principalmente nos asiáticos. É uma comida maravilhosa que combina com quase tudo, e quando é bem feito, é delicioso.

Voltando ao assunto principal, muita gente pergunta se é saudável comer arroz todos os dias, e os nutricionistas dão sempre uma resposta positiva.

Primeiro, vamos explicar quais os tipos diferentes de arroz que as pessoas consomem, que são o arroz branco, o arroz vaporizado e o arroz integral.

O arroz branco é o mais popular e mais consumido devido ao seu custo. Mas, apesar de ser o mais barato, é o que menos nutrientes possuí devido à remoção da casca e por ter sido polido. Apesar de ser o mais consumido, o arroz branco é o arroz menos saudável.

O arroz vaporizado passa por um processo de fervura antes de ser descascado, dessa forma absorve os nutrientes da casca, o que intensifica a cor e o sabor de cada grão. Em termos de saúde, o arroz vaporizado está entre o arroz branco e o arroz integral.

O arroz integral, não é polido nem fervido, ou seja, é retirado da casca e embalado para ser vendido, mantendo os nutrientes. Dentre os três que citamos, o integral é o mais saudável e o mais indicado para o consumo.

Então agora que já sabem qual o melhor tipo de arroz para comer, vamos citar alguns benefícios que o arroz pode trazer para a nossa saúde quando consumido quase todos os dias.

 • Arroz actua como uma fonte de energia

Uma pequena tigela de arroz pode mantê-lo em movimento, pois o arroz é uma rica fonte de hidratos de carbono que funcionam como combustível para manter o corpo e o cérebro a funcionar a um ritmo normal.

• Controla a pressão arterial

É saudável comer arroz todos os dias? Sim, ainda mais se é uma pessoa que tem problemas de pressão arterial e sofrem de hipertensão. Além disso, o arroz também reduz o risco de doenças cardíacas.

• Reduz o nível de colesterol

Não podemos considerar arroz como uma fonte de colesterol, uma vez que o alimento não contêm gorduras prejudiciais. Mesmo com a gordura de baixo nível, o arroz pode ajudar a controlar o peso.

• Previne contra o cancro

Se não consome arroz devido aos hidratos de carbono, saiba que arroz é cheio de fibras insolúveis que atuam no nosso corpo e previne o crescimento das células cancerígenas.

• Arroz é rico em nutrientes e minerais

Quer motivos para incluir o arroz na sua dieta? O arroz é rico em vitamina D e B3, Cálcio, Fibra, Riboflavina, Ferro e Tiamina. Tudo nutrientes que são essenciais para o nosso corpo fortalecer o sistema imunológico e para ajudar a equilibrar o funcionamento geral do corpo.

• Ajuda a tratar o Alzheimer

Mais um motivo para comer arroz todos os dias. O arroz integral aumenta a função e crescimento de neurotransmissores, que ajudam os pacientes com Alzheimer a lutarem contra a doença.

• Arroz faz bem para a saúde cardiovascular

Já ouviram falar nos benefícios do óleo de farelo de arroz? Ele contém muitos antioxidantes que se tornaram populares entre os usuários. O arroz integral e o vaporizado são bons para os nossos intestinos, como uma parte mais nutritiva, a casca permanece nos grãos, ao contrário do arroz branco.

Concluindo, podemos afirmar que o arroz é uma das principais fontes de carboidratos, substâncias orgânicas que fornecem energia ao organismo, além de contribuir para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. O cereal pode ser uma boa escolha como fonte de sais minerais, como fósforo, ferro, potássio e vitaminas.

Então, mesmo que não goste de arroz, os benefícios do cereal são vários, mas lembre-se que tudo em excesso pode fazer mal à saúde.

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