Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

SE GOSTA DE QUEIJO, LEIA ISTO


Se gosta de queijo leia isto
Transcrito do Jornal da Beira de 161124

Geralmente, quando alguém se esquece de uma data de aniversário, de uma reunião, de ir ao dentista, por exemplo, é sempre rotulado como um «comedor de queijo». Isto porque a cultura popular atribuiu ao queijo as falhas de memória. Porém, de acordo com uma pesquisa da Nature Medicine, comer queijo pode ser, afinal, o segredo para uma vida longa.

Com efeito, segundo o estudo, refere o jornal ‘Metro’ britânico, os benefícios da ingestão deste alimento concentram-se numa molécula chamada espermidina, presente nos queijos envelhecidos. Os investigadores começaram por testar os efeitos da espermidina em ratinhos. Tal experiência permitiu-lhes perceber que àquela molécula se devia o aumento do tempo de vida dos animais. Posteriormente, alargou-se a pesquisa a 800 italianos.

Aqueles que relataram uma maior ingestão de espermidina eram exactamente os que mostravam ter uma tensão arterial mais baixa, um risco 40 por cento menor de insuficiência cardíaca e um risco reduzido de desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares. Em suma, o consumo de queijo é contribui para reduzir a tensão sanguínea e o risco de o coração falhar.

Mas atenção! Depois desta notícia, não desate a comer desalmadamente, até porque pode ser tão viciante quanto a cocaína, para além de contribuir para o aumento do mau colesterol. Além disso, a espermidina pode também se encontrada noutros alimentos, como nas ervilhas, milho, soja e outros grãos integrais, que são opções saudáveis a incluir na dieta.

3 comentários:

Celle disse...

a razão sempre é o meio termo

Celle disse...

Este é o amigo João sempre preocupado com o bem estar das pessoas e dos amigos!
Agradeço sensibilizada a parte que me toca, bjs

Zélia Chamusca disse...

Como queijo todos os dias desde sempre e nunca tive mau colesterol elevado nem tensão elevada. Tudo bem. Mas, atenção aos queijos que têm conservantes, agora muito em voga. Esses não entram na minha boca. Só queijo da Serra, queijo da Ilha não embalado e fatiado mas cortado do grande queijo na hora, Roquefor, Brie President, Chevre (francês) para as torradas. e outros mas só artesanais e sem conservantes.
Atenção aos queijos frescos do supermercado normalmente têm conservantes e nem a minha cadelinha come cheira e não come...
Comer sim mas o que é bom embora mais caro. Para fazer mal não vale a pena comer.
Comam queijo bom.
Agora vou comer um bocado.
Muito bom e útil este artigo.
ZCH