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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 8 de julho de 2015

MELHORAR A SAÚDE DIGESTIVA


Transcrição:

Formas de melhorar a saúde digestiva
NOTÍCIAS AO MINUTO 150708 às 08h53

Quer sofra de problemas de estômago, tenha dificuldades a fazer a digestão ou prisão de ventre, a saúde digestiva pode beneficiar muito de bons hábitos alimentares, rotinas saudáveis e do exercício físico. Siga estes conselhos para melhorar a sua saúde digestiva.

A prisão de ventre é um problema bastante comum. Muitas vezes este desconforto surge devido ao stress, a uma alimentação desregulada ou pela falta de exercício. Damos-lhe algumas dicas para evitar complicações do género no sistema digestivo.

O ABC partilhou seis conselhos para melhorar o seu trânsito intestinal sem fazer muito esforço, centrando-se apenas nos alimentos que estão ao alcance de todos.

1.Hidratação. O trânsito intestinal, a digestão e até a saúde precisam de água de forma regular. Beber pouca água reduz a velocidade do seu estômago e dificulta a passagem da comida.

2. Movimento. Há que fazer exercício para que o intestino funcione bem. Ao praticar exercício está a bombear o sangue a todos os órgãos e a estimular os músculos digestivos. Os seus órgãos irão trabalhar de forma mais eficiente. Os especialistas acreditam que são necessários 30 minutos de exercício por dia: correr, nadar, andar de bicicleta … todas estas actividades são boas para um corpo activo.

3. Fibras. De acordo com os nutricionistas, as dietas ricas em fibras – grãos, legumes, verduras ou fruta – melhoram a sua saúde digestiva. São alimentos que ajudam a manter o estômago em movimento e, além disso, têm propriedades que curam qualquer irritação. Para o nutricionista Jonny Bowden, “ a fibra pode também reduzir os níveis de colesterol no sangue e reduzir a absorção de açúcar”. Esses dois elementos, quase sempre, ajudam a fazer uma digestão ‘pesada’, escreve o ABC.

4. Alimentos ricos em gordura. Os alimentos ricos em gordura abrandam o sistema digestivo e dificultam-no. No entanto, as gorduras e proteínas são essenciais para o sistema energético. É preciso escolher alimentos ricos em gordura saudável.

5. Regularidade. Comer a horas é fundamental para manter o sistema digestivo a funcionar de forma eficaz. Pequeno-almoço, almoço, jantar: estas refeições devem ser respeitadas, seguindo uma hora regular.

6. Comer devagar. Quanto mais depressa comer, pior assentará a comida no estômago. Diz-se que se deve mastigar um alimento 20 vezes, para que o estômago digira bem o mesmo. Além disso ao demorar mais fará com que o seu cérebro tenha tempo para processar a informação e o avise quando já está satisfeito.

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