Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

9 ALIMENTOS PARA EVITAR ALZHEIMER


Transcrição:

9 alimentos que deve comer para evitar ter Alzheimer 

 Ter uma dieta que inclua alimentos como frutos vermelhos, verduras e peixe, faz com que a probabilidade de ter Alzheimer diminua significativamente
Shutterstock

Vários estudos científicos comprovaram que a alimentação tem um peso significativo no que toca à probabilidade de desenvolver doença de Alzheimer, uma patologia neurodegenerativa, que provoca perdas de memória, alterações no comportamento e personalidade, diminuição da capacidade funcional, entre outros sintomas.
Em Portugal, estima-se que haja mais de 90 mil pessoas com esta doença.
Ter uma dieta que inclua alimentos como frutos vermelhos, verduras e peixe, faz com que a probabilidade de ter Alzheimer diminua significativamente.
O ideal, explica a especialista em nutrição Martha Clare Morris, será ter na sua alimentação “comidas e nutrientes que diversos estudos médicos tenham demonstrado ser bons para o cérebro, como por exemplo frutos vermelhos”.

Eis o que deve comer e em que quantidades:

1. Verduras: Acrescente alimentos como espinafres e alface, à sua alimentação, pelo menos, seis porções por semana.
2. Outros vegetais: Coma qualquer tipo de vegetais diariamente.
3. Frutos Secos: Nozes, amêndoas, amendoins são apenas alguns exemplos. A quantidade ideal são cinco porções por semana.
4. Frutos Vermelhos: Comece a incluir framboesas, morangos e mirtilos na sua alimentação, e, pelo menos, uma ou duas porções por semana.
5. Cereal integral: Da próxima vez que for ao supermercado, compre, por exemplo, pão integral, quinoa e arroz integral. E a dose recomendada são três porções por dia.
6. Peixe: Se há coisa que não é difícil arranjar, em Portugal, é peixe de boa qualidade. Faça uma refeição de peixe, pelo menos, uma vez por semana.
7. Carne branca: Deve fazer pelo menos duas refeições, por semana, de frango ou peru.
8. Azeite: A comida portuguesa tem bastante azeite, mas comece a utilizá-lo também para cozinhar alimentos – esqueça o óleo e/ou a margarina.
9. Vinho: Com tanto vinho bom no nosso país, não vai ser difícil incluí-lo na sua dieta. Mas não abuse, um copo por dia é suficiente.

Por outro lado, há alimentos que deve evitar:

1. Carne vermelha: Evite carne de porco e de vaca sempre que puder – e tente não comer mais de quatro porções por semana.
2. Manteiga e margarina: Pão com manteiga é sempre uma tentação. E cozinhar com margarina também, mas não deve usar mais do que uma colher de sopa na preparação dos seus pratos.
3. Queijo: Coma menos de uma porção de queijo por semana.
4. Doces e bolos: Sim, mais uma coisa tentadora a evitar. Não coma mais do que cinco porções de doces e bolos numa semana.
5. Fritos: Evite comida frita mais do que uma vez por semana.

Sem comentários: