Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

ACNE. TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES


Transcrição do «Notícias ao minuto», da seguinte notícia de hoje:



É um dos maiores dramas dos adolescentes e jovens adultos e pode ser causado pelas mais variadas situações. A acne é um dos mais temidos problemas de pele e são muitas as teorias existentes sobre o seu aparecimento. O Huffington Post revela-lhe três mitos sobre as ‘espinhas’ que afinal são verdade.

Seja no rosto, nos ombros, nas costas, no pescoço ou até mesmo na cabeça, o aparecimento de acne é sempre desconfortável e tem sérios impactos na autoestima da pessoa, principalmente quando não ocorre apenas de forma esporádica.

A adolescência e início da idade adulta são as duas fazes em que este ‘mal’ mais ocorre. Porque aparece? Por mil e um motivos, mas sabia que existem fatores que fazem com que a acne apareça com mais frequência e que você pode evitar que tal aconteça?

Pois bem. O Huffington Post revela no seu site três mitos sobre a acne que afinal até são verdade. Quem os desvenda é a Dra. Emmy Graber, dermatologista do Boston Medical Center:

1. Stresse provoca acne: muitas pessoas associam a acne à má higiene da pele ou a determinados alimentos, como é o caso do chocolate e das azeitonas, contudo, a acne pode surgir devido a elevados níveis de stresse. E tal pode acontecer mesmo naquelas pessoas que não ganham borbulhas com facilidade, mas se a acne é já uma luta frequente, o stresse consegue agravar ainda mais a situação.

2. Comer pizza provoca acne: Pense duas vezes antes de culpar apenas os chocolates e as azeitonas pelas borbulhas que lhe apareceram no rosto. “Novos estudos sugerem que a relação entre a ingestão de pizza e a acne pode ser verdade”, diz Graber, salientando, porém, que tal pode não se verificar em todas as pessoas. E a culpa aqui é dos alimentos com alto teor glicémico.

3. Dar escapadinhas em épocas de stresse provoca acne, mas não do ‘habitual’: Dra. Emmy Graber revela ao Huffington Post que têm sido vários os casos de pessoas que apresentam um agravamento da acne – e que este se manifesta de forma diferente – quando tentam escapar aos períodos de stresse, uma vez que os hábitos e rotinas também se alteram e, por consequência, têm impacto na pele.

Tal como outros problemas de pele, a acne pode ser atenuada com o recurso a cremes especializados e a uma alimentação rica em determinados nutrientes. Para tal, a mesma publicação revela alguns dos alimentos que ajudam a lutar contra as borbulhas, são eles os peixes gordos, os frutos secos, o abacate, as uvas pretas, os brócolos e o alho.

Imagem do Google

Sem comentários: