Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2022

CINCO PODEROSOS ALIMENTOS ANTI-CANCRO

 

Somos o que comemos. Eis cinco poderosos alimentos anti-cancro

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2067390/somos-o-que-comemos-eis-cinco-poderosos-alimentos-anti-cancro

06/09/22 08:19 Por Notícias ao Minuto

 A maçã é um deles.

© Shutterstock 

"Cerca de 90% dos cancros estão relacionados com o ambiente e hábitos pouco saudáveis, não com causas genéticas, como habitualmente se pensa", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. E há uma mão cheia de alimentos, identificados pela ciência, que parecem ter uma ação protetora contra doenças oncológicas. 

Segundo um artigo científico, publicado no jornal Nature Communications, consumir alimentos ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos, ajuda a prevenir o desenvolvimento de cancro. No entanto, o principal autor do documento, Nicola Bondonno, ressalva: "É importante perceber que o consumo de flavonoides não contraria todo o aumento do risco de morte causado pelo fumo e pelo elevado consumo de álcool. De longe, a melhor coisa a fazer pela saúde é deixar de fumar e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas".

"Tanto o consumo de álcool como o tabagismo aumentam a inflamação e danificam os vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de uma série de doenças", sublinha Bondonno, da Universidade Edith Cowan, no Reino Unido.

Que alimentos recomendam os cientistas? E em que quantidades? Veja abaixo:

1- Uma chávena de chá (os investigadores não especificam qual);
2- Uma maçã;
3- Uma laranja;
4- 100 gramas (g) de mirtilos;
5- 100 g de brócolos.

Sem comentários: