Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

ALIMENTOS E BEBIDAS NOCIVOS PARA O CÉREBRO

 Alimentos e bebidas que são prejudiciais para a saúde do seu cérebro

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2048930/alimentos-e-bebidas-que-sao-prejudiciais-para-a-saude-do-seu-cerebro

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo e deve ser bem tratado.

Cuidar da saúde do cérebro é essencial e segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, existem vários tipos de alimentos e bebidas que podem ser muito prejudiciais, por isso, devem ser evitados ou pouco consumidos. 

É importante, por exemplo, não abusar das bebidas com muito açúcar como refrigerantes e sumos de fruta. O seu consumo, em excesso, pode resultar em vários problemas como diabetes tipo 2 ou doenças cardíacas.

Além disto, também são prejudiciais para o cérebro porque aumentam, significativamente, o risco de vários tipos de demência, incluindo Alzheimer. É também possível que provoquem problemas na memória, na capacidade de aprendizagem e no funcionamento do cérebro, em geral. 

Os alimentos com carboidratos refinados também não devem fazer parte da sua alimentação. É o caso de arroz e pão branco ou massas que têm um nível glicémico alto - que é rapidamente digerido pelo corpo e pode causar picos de açúcar no sangue e insulina. Os alimentos que têm estas características são conhecidos por prejudicarem o funcionamento do cérebro e causar problemas mais sérios. 

Consumir álcool, em excesso, também pode ter consequências muito negativas para o seu cérebro. Podendo, por exemplo, reduzir o volume cerebral, provocar alterações metabólicas e interromper a comunicação entre neurotransmissores, essencial para o bom funcionamento do cérebro.

É também possível que o alcoolismo resulte em síndromes e doenças graves com sintomas como perda de memória, desequilíbrio e problemas na visão.

Peixes com muito mercúrio, como o peixe-espada, não devem aparecer, regularmente, no seu prato, porque podem ser tóxicos. Quando as pessoas o consomem em excesso, ele espalha-se pelo corpo, concentrando-se no cérebro, fígado e rins, já em mulheres grávidas o mercúrio pode acumular-se na placenta e no feto.

Os efeitos de uma intoxicação de mercúrio incluem perturbações no sistema nervoso central e neurotransmissores, podendo também estimular neurotoxinas que causam danos no cérebro. 

Sem comentários: