Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2018

TENSÃO ARTERIAL. COMO A BAIXAR

Pressão arterial alta? Diga não a este alimento e reduza o risco
181002 Por Liliana Lopes Monteiro

Os sintomas associados à pressão arterial afectam 26,9% dos portugueses. De modo a reduzir naturalmente o risco, faça estas alterações na sua dieta e estilo de vida.

© iStock

Índices de tensão arterial elevados podem aumentar perigosamente o risco de incidência de ataques cardíacos e de enfarte.

Existem inúmeras atitudes capazes de aliviar os sintomas, incluindo a adopção de alterações saudáveis no estilo de vida e na alimentação.

Várias pesquisas já demonstraram que reduzir o consumo de açúcar é uma das melhores formas de diminuir a pressão arterial.

A associação britânica dedicada à prevenção da hipertensão Blood pressure UK, explica que consumir demasiado açúcar pode provocar a ocorrência do problema.
O website da associação avisa: “Comer demasiado açúcar pode provocar o aumento de peso, o que por sua vez aumenta o risco de pressão arterial”.

“Os alimentos com alto teor de açúcar são igualmente ricos em calorias, mas frequentemente são pobres em nutrientes, o que pode levar a um pico súbito de energia seguido por uma sensação de apatia”.
“O que poderá fazer com que os indivíduos se sintam moles e preguiçosos, aumentando por sua vez o desejo de consumir ainda mais alimentos ricos em açúcar, elevando assim a probabilidade de aumento de peso”, pode ler-se na página online.

“Existem inúmeras provas científicas que os açúcares – componentes absorvidos e digeridos rapidamente pelo corpo – podem causar o aumento repentino dos níveis de açúcar e de insulina, o que a longo prazo é prejudicial para a saúde, e está associado a doenças como a diabetes e a patologias cardiovasculares”.

Mas como pode reduzir o consumo de açúcar?

Eis cinco dicas fáceis que pode e deve seguir:

1. Evite comer alimentos processados;
2. Não beba refrigerantes e sumos de fruta;
3. Opte por alimentos integrais;
4. Opte pelos pratos mais saudáveis quando come fora de casa;
5. Ingira mais fibra (nutriente presente sobretudo nos vegetais e na fruta).

Sem comentários: