Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A SAÙDE E A ALIMENTAÇÃO

Têm surgido neste blog comentários, talvez de médicos ou seus amigos a levantar dúvidas sobre artigos aqui publicados e aconselhando a não os seguir sem pedir opinião de médico. Aceitar essas dúvidas ou aceitar o que aqui é transcrito fica a cargo de cada um.
Mas os medicamentos surgiram com base em produtos naturais, com o inconveniente de estes serem industrializados com adição de produtos químicos, o que lhes traz perigo de efeitos colaterais e de interferência de outros remédios.
Li há dias que no mundo morrem milhares de pessoas devido a medicamentos.
Por outro lado, grande parte dos médicos têm benefício em receitar e mandar fazer exames, transformando os doentes numa ferramenta do seu próprio enriquecimento. Estou num lar de idosos que é apoiado por um médico e a sua esposa, médica, todos os dias úteis. Estão de más relações comigo por me recusar a obedecer às suas imposições, sem necessidade.
Perguntei a um médico amigo se o doente é obrigado a obedecer a ordens do médico e ele respondeu: o médico não dá ordens, dá conselhos e sugere tratamentos ou actos clínicos que julga convenientes mas o doente só aceita o que entende e não é obrigado a obedecer. 
A própria indústria farmacêutica tem retirado do mercado medicamentos que curavam a doença em poucos dias e a substituí-los por outros que apenas atenuam a doença e têm que ser tomados continuamente por muito tempo. Enfim, transformam uma doença de cura rápida numa doença crónica para perpetuarem o negócio. Essa indústria premeia monetariamente os médicos que lhes dão mais negócio, tal como fazem os laboratórios de exames.
A realidade mostra que a nossa saúde depende daquilo que comemos e bebemos, além de comportamento adequado, pelo que devemos ter muito cuidado com a alimentação. É para ajudar nesse comportamento que este blog contém  muitas centenas de dicas consideradas úteis para os visitantes e que são transcritas de publicações fiáveis e sem interesse publicitário.

Sem comentários: