Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2018

CONTRA A BARRIGA INCHADA DOS EXCESSOS À MESA

Contra a barriga inchada dos excessos à mesa, é isto que deve comer
180718. Por Mariana Botelho

Há forma de contrariar o desconforto (e arrependimento) sentido após abusar no ‘deslize’ da dieta.

Todos temos dias de exageros, seja porque houve festa, é dia de pecar ou simplesmente porque é fim de semana. Mas dependendo do que come ou do seu tipo de organismo, a resposta do corpo pode comummente passar por barriga inchada, o que leva a uma sensação de grande desconforto.

Porque até os nutricionistas passam por momentos assim, é precisamente uma especialista em nutrição que sugere o que comer no dia a seguir à ‘festa’.

O principal a reter é evitar comidas que retenham muita água, ou seja, tudo o que seja salgado ou processado, bem como alimentos açucarados e álcool. A par destas principais diretrizes, a nutricionista Keri Glassman partilha um plano alimentar mais específico:

Pequeno Almoço: Deve beber bastante água. Mas como tal pode ser difícil, por parecer que incha mais, opte por água com limão. Vai ajudar a ‘puxar’ os fluidos extra que tem retidos no organismo. Ovos serão uma boa opção, já que têm o efeito de acelerar o metabolismo, que pode ser essencial nesta fase, a completar, opte por uma panqueca ou torrada integral – algo que o sacie e não tenha muitas calorias.

Lanche a meio da manhã: Os hidratos de carbono vão lhe reter mais água, o oposto do que se quer. Por isso, o melhor snack serão frutos secos e sementes.

Almoço: Para manter o sistema digestivo a funcionar bem, procure probióticos. Espargos são uma boa fonte, principalmente se acompanhar com salmão, que é rico em proteína e ómega 3, e deixa-o saciado.

Lanche a meio da tarde: Alcachofras. Demasiado ‘exótico’ para um lanche? Têm a capacidade de contrariar o efeito inchado além de outros problemas a nível de estômago, por isso devem ser o alimento preferido nos dias de barriga inchada.

Jantar: Foque-se nos diuréticos, para continuar a eliminar os fluidos extra, até ao final do dia. A nutricionista aconselha dentes-de-leão, um tempero indispensável para o conseguir. Por ser apenas um tempero, dá-lhe muito mais liberdade para decidir o que jantar. Mantenha-se na alimentação leve, pouco temperada, livre de sal e com poucos hidratos de carbono.

Sem comentários: