Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

segunda-feira, 9 de abril de 2018

10 REMÉDIOS NATURAIS

10 Remédios Naturais Que Funcionam!
180409. Recebido por email

Você também deve ter em casa a ‘caixinha do remédio’, onde encontram-se soluções para dores de cabeça ou enjoo, por exemplo. Mas, apesar da solução rápida e fácil que esses medicamentos proporcionam, não é recomendável tomá-los com muita frequência, pois eles podem ser prejudiciais a longo prazo. Às vezes tudo o que temos a fazer é pensar ‘fora da caixa’, neste caso fora da caixa de remédios, e descobrir uma grande variedade de soluções que nossa avó já conhecia, como os 10 itens abaixo, que irão surpreendê-lo ainda mais quando você souber como eles funcionam!

1. Limão para dores de ouvido

Dores de ouvido podem ser um incómodo e até afetar nossa rotina diária, nos impedindo de fazer o que precisa ser feito. Para aliviar rapidamente a dor e desinfetar os ouvidos dos vários poluentes que se acumularam dentro dele, molhe um pedaço de algodão com suco de limão espremido na hora, e use-o para limpar suavemente o canal auditivo. Os limões funcionam como um excelente remédio natural para infecções bacterianas, devido à presença de ácido cítrico, que também é usado em muitas drogas industriais e inibe o desenvolvimento de outras infecções causadas por bactérias.

2. Damascos secos para prisão de ventre e inchaço

Os damascos são excelentes na prevenção da prisão de ventre, além de reduzir o inchaço no abdome devido à sua riqueza em fibras e aos seus outros componentes que ajudam a remover as bactérias nocivas do sistema digestivo. Para desfrutar desses benefícios, você pode comer um punhado de damascos uma ou duas vezes por semana, mas se quiser aproveitar todas as grandes qualidades dessa fruta, certifique-se de comê-la em sua versão seca. Isso é explicado pelo fato de que os nutrientes nos damascos secos tendem a ser mais concentrados do que os da fruta normal.

3. Azeitonas para enjoo em viagens

Esse tipo de enjoo é causado por movimentos irregulares durante uma viagem curta ou longa, e pode nos atacar nos momentos mais inesperados, quer estejamos em nosso próprio carro, ónibus, cruzeiro ou voo, resultando em tonturas e vómitos. Se você tende a sofrer com esta condição, muitas vezes, uma ótima maneira de evitar isso é comendo algumas azeitonas antes de sair. As azeitonas são ricas em taninos, compostos simples que ajudam a secar o excesso de saliva produzida pelo organismo quando sofremos de náuseas que estimulam o reflexo do vómito.

4. Batatas para picada de aranha

A picada de aranha é um fenômeno raro em comparação com os mosquitos, mas quando ocorre, geralmente requer um processo de recuperação mais prolongado, acompanhado de coceira aguda, inchaço e irritação extensiva na área. O remédio perfeito para aliviar a coceira desagradável, cientificamente comprovado, é colocar um pedaço de batata crua na área inflamada e enfaixá-la por cerca de meia hora. A batata, em sua forma bruta, é rica em poderosos agentes anti-inflamatórios que inibem os sintomas de irritação e fazem a picada se curar mais rapidamente.

5. Batata-doce e inhame-selvagem para sintomas da menopausa

As mulheres podem experimentar uma ampla gama de sintomas durante a menopausa por causa das muitas mudanças hormonais que ocorrem. Para aliviar tais sintomas, muitos especialistas em medicina complementar recomendam o inhame-selvagem como um complemento eficaz devido à sua riqueza em fitoestrógeno, um componente que permite que o corpo atinja o equilíbrio hormonal naturalmente. A batata-doce pode ser consumida como uma infusão, extrato e fórmulas que podem ser compradas em várias lojas naturais.

6. Bicarbonato de sódio para infecções do trato urinário

A infecção do trato urinário é uma das mais comuns entre as mulheres, causando dor e outros problemas físicos. O suco deoxicoco é um remédio bem conhecido, mas se você não gosta do sabor azedo ou não tem acesso à fruta, você pode substituí-la por um copo de água misturado com ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. O álcali encontrado em quantidades elevadas em bicarbonato de sódio é um sal i´0nico solúvel em água, que reduz a acidez da urina e, portanto, alivia a sensação de queimação que acompanha a micção durante a infecção.

7. Passas e gim para artrite

Artrite é uma doença comum em adultos e afeta as articulações do corpo, provocando dor intensa. Para aliviar os sintomas da doença, coloque um punhado de passas em uma tigela de gim durante a noite e coma na manhã seguinte. Passas são ricas em poderosos antioxidantes que combatem infecções, incluindo vitamina C e resveratrol. Além disso, as passas contêm vários componentes químicos que atuam como analgésicos, tais como ácidos ferúlico e salicílico. O gim, por outro lado, também é rico em antioxidantes, e o álcool dispersa as várias substâncias químicas encontradas nas passas e ajuda na absorção. Além disso, a diminuição da acidez impede o crescimento de bactérias na área e atrasa o desenvolvimento da infecção.

8. Urtiga para queda de cabelo

Conhecemos a urtiga por ser uma planta espinhosa que faz a nossa pele queimar e coçar. No entanto, as folhas de urtiga também são medicinais e contêm uma variedade de propriedades de saúde, incluindo a capacidade de prevenir a queda de cabelo. Tudo o que você precisa fazer é preparar seis folhas de urtiga em uma xícara de água fervente, esperar até que elas esfriem, colocar a bebida em uma peneira e enxaguar o couro cabeludo com o líquido restante de uma a duas vezes por semana. Os benefícios das folhas de urtiga são derivados de suas vitaminas A, C, D e parte do grupo da vitamina B, que fortalece os cabelos e agem como agentes anti-inflamatórios, aliviando as irritações do couro cabeludo que enfraquecem suas raízes.

9. Salsão para o mau hálito

Goma de mascar é uma ótima maneira de se livrar de odores desagradáveis em sua respiração, mas se você quiser remover o mau hálito e desfrutar de uma saúde melhor, tente salsão fresco. Isso porque, além de seus benefícios para a saúde, o salsão é rico em fibras, o que ajuda a remover a placa acumulada nos dentes que causam o mau hálito, e compostos de enxofre que aumentam a produção de saliva na boca, combatendo as bactérias.

10. Raiz de alcaçuz para verrugas

Por milhares de anos, a antiga medicina chinesa fez uso extensivo da raiz de alcaçuz como um medicamento antiviral eficaz. Um estudo publicado na revista Acta Pharmaceutica Sinica B, em 2015, deu este apoio científico depois de analisar cuidadosamente os vários componentes ativos do alcaçuz. Um dos usos comuns da raiz de alcaçuz é para remover as verrugas misturando ½ colher de chá de pó de alcaçuz, junto com um pouco de vaselina. Uma vez misturada, aplique nas áreas afetadas. Após várias horas, a vaselina ajudará a suavizar e remover a verruga e o pó da raiz irá combater a infecção que pode se desenvolver novamente onde estava a verruga.

Sem comentários: