Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2018

PREVENIR O CANCRO

Um terço dos tumores podiam ser evitados com vida saudável

Lúcia Sousa tinha 35 anos quando descobriu que tinha cancro da mama. Foi há 20 anos. Passou a olhar para a vida “com olhos de sobrevivente”, a dar “outra importância às coisas”. E passou a ter outros cuidados, nomeadamente com a alimentação: “Tornei-me quase vegetariana e faço algumas caminhadas.”

Especialistas garantem que muito há a fazer na prevenção, desde as famílias às escolas, passando pelas juntas de freguesia Ter ou não ter cancro. É tudo uma questão de sorte? De mutações aleatórias nos genes? Pode ser. Mas também é verdade que há estilos de vida que favorecem o aparecimento de determinados tumores. Pelo menos é o que nos garantem os resultados das investigações científicas realizadas até agora e que dão como certo que cerca de um terço dos cancros podiam ser evitados com a adoção de estilos de vida mais saudáveis. No Dia Mundial da Luta contra o Cancro, que hoje se assinala, dois especialistas na área da oncologia defenderam ao DN haver uma responsabilização individual, social e comunitária na prevenção da doença.
...
Leia mais em: https://www.dn.pt/sociedade/interior/um-terco-dos-tumores-podiam-ser-evitados-com-vida-saudavel-9096199.html

Sem comentários: