Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

domingo, 16 de abril de 2017

13 DICAS ABALIZADAS PARA VIVER MAIS, COM SAÚDE

Extracto da 1ª parte do artigo «37 factos sobre alimentos que ajudarão a viver mais», de Michelle Grouch na revista Selecções Reader’s Digest de Abril 017

ESTRELAS NUTRICIONAIS

1. Chucrute
«Quando são naturalmente fermentados e refrigerados, o chucrute, o kimchi, o iogurte e o kefir contêm probióticos naturais que ajudam a povoar os intestinos com bactérias boas que nos protegem de constipações e gripes.»
JUSTIN SONNENBURG, Professor da Universidade de Stanford

2. Bagas
«As bagas possuem altos níveis e antioxidantes que podem diminuir o risco de ataque cardíaco, de alguns tipos de cancro, e diabetes e o declínio cognitivo. Procure framboesas pretas, mirtilos, arandos ou groselhas pretas.»
DAVID C. NIEMAN, Director do Laboratório de Performance Humana de Appalachian State University

3. Atum em Lata
«É uma das proteínas mais baratas do supermercado e está cheiinha de ómega-3, vitamina D e selénio.»
KATE GEAGAN, Nutricionista

4. … e os outros peixes
«Num estudo alargado concluiu-se que o consumo de, pelo menos, uma refeição de peixe por semana reduz em 60% o risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer.»
MARTHA CLARE MORRIS, Directora do Departamento Nutrição e Epidemiologiado Centro Médico da Universidade Rush

5. Chocolate Preto (70% cacau)<
«Esta delícia mostrou aumentar o bom colesterol, baixar o mau colesterol, reduzir a tensão arterial, favorecer a saúde cerebral e melhorar o humor. A investigação mostra que o chocolate preto também satisfaz simultaneamente os desejos de alimentos doces e salgados.»
CYNTHIA SASS, Especialista em saúde pública, nutricionista

6. Vinho
«Um ou dois copos por dia - de vinho e talvez de outras bebidas alcoólicas - pode ajudar a baixar o colesterol e a melhorar a saúde do coração e do cérebro. Não se imponha restrições durante toda a semana para se «vingar» ao fim e semana: mais do que dois copos é prejudicial para a saúde.»
KENNETH S. KOSIK, Médico, especialista em nutrição

7. Couve-roxa
«Tem as mesmas características e antioxidantes das bagas – e é muito mais barata. Cortada em juliana é um acompanhamento saudável e colorido.»
MICHAEL GREGER, Médico, especialista em nutrição

8. Nozes (frutos de casca dura)
«Cinco ou mais porções de cerca de 140 g de nozes ao longo da semana pode reduzir para metade o risco de doença cardíaca. Avelãs, amêndoas, nozes-pecã… espalhe-as sobre os cereais todas as manhãs.»
GARY FRASER, Cardiologista e epidemiologista na Universidade Loma Linda

9. Vegetais e folha verde
«Um estudo descobriu que os idosos que comem pelo menos uma dose de vegetais de folha verde por dia têm as capacidades cognitivas de alguém 11 anos mais jovem.» Estes ingredientes também beneficiam o coração e a saúde dos ossos e ajudam a prevenir o cancro.»
MARTHA CLARE MORRIS,Médica, especialista em nutrição

10. Feijões
«O equivalente a uma chávena por dia aumenta a longevidade. São baratos e, em termos de qualidade/preço, fornecem ainda mais proteína que a carne, têm hidratos de carbono complexos e são cheios de fibras. Além disso, os feijões ajudam à proliferação de bactérias boas no intestino, tornam mais fácil a perda de peso e controlam as inflamações que causam a diarreia.»
DAN BUETTNER, Autor e associado da National Geographic

11. …E qualquer alimento que brote
«Nozes, frutos, feijões e cereais integrais são todos ricos em fitoquímicos e em componentes anti-inflamatórios.»
DARIUSH MOZAFFARIAN, Médico, nutricionista da Faculdade Friedman de Ciências da Nutrição da Universidade de Tufts

12. Açafrão ou Curcuma
«Muitos ensaios clínicos mostram que pode desempenhar um papel na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, osteoartrite e alguns tipos e cancro. Recomendo um quarto de colher de chá por dia. Se não apreciar o sabor, pode sempre tomar em comprimidos.»
MICHAEL GREGER, Médico, especialista em nutrição

13. Sementes de linhaça
«Cheias de fibra e de ómega 3, as sementes de linhaça ajudam a evitar doenças de coração, cancro, diabetes e declínio cognitivo, e ajudar a tratar os sintomas da artrite reumatóide. Moa-as e junte-as a aveia, iogurte, panquecas, waffles, saladas, sopas, sanduíches e muito mais.»
ANGIE EAKIN. Médica de cuidados primários, especializada em nutrição no Centro Médico Barnard

Sem comentários: