Páginas

sábado, 3 de setembro de 2016

AMÊNDOAS CONTRA A OBESIDADE E PELA SAÚDE


Amêndoas. Uma aposta certeira na perda de peso e no ganho de saúde
Artigo de Daniela Costa Teixeira

Este fruto seco é constantemente associado aos chocolates da Páscoa, mas a sua forma natural tem muito mais piada e saúde para dar.

Amêndoas… Páscoa. Se este foi o seu primeiro pensamento, temos um sério problema para resolver e podemos já começar por focar todas as atenções apenas nas amêndoas, as verdadeiras e isentas de qualquer tipo de chocolate ou mescla de açúcar com corantes.

Este fruto seco é constantemente associado aos chocolates da Páscoa, mas a sua forma natural tem muito mais piada e saúde para dar. Além de ter um sabor bastante característico e de ser um alimento muito versátil, a amêndoa é um dos frutos secos mais nutritivos e aliados da perda de peso.

Embora cada 100 gramas de amêndoa contenham 576 calorias e 49 gramas de gordura (das quais apenas 3,7 são saturadas), a amêndoa é um alimento que se deve ter sempre à mão e que deve ser protagonista de grande parte dos snacks que se fazem durante a semana, uma vez que é uma rica fonte de potássio (705 mg por cada 100 gramas), fibra (12 gramas) e proteína (21 gramas). Mas há mais: a amêndoa é ainda uma fonte de vitamina A e E, cálcio e ferro, o que faz desta pequena semente do fruto da amendoeira uma óptima opção para quem segue uma alimentação vegetariana.

Mas também todos os que pretendem perder uns quilos extra devem deixar-se render pelas amêndoas… mas não pelas de chocolate. Como conta a revista Health, o consumo de amêndoas – cerca de 23 por dia – está associado a uma queda dos níveis de gordura corporal, uma vez que este alimento, além de estimular o metabolismo, é altamente saciante.

O consumo regular de amêndoa está ainda associado a um equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, o que faz deste fruto seco um dos que melhor previne o aparecimento de doenças como a diabetes tipo 2. O coração também beneficia com o consumo de amêndoas, muito por culpa dos ‘poderes’ antioxidantes que possuem.

Conta a publicação que os bons níveis de cálcio fazem da amêndoa também uma aliada da saúde óssea, sendo o leite de amêndoa uma opção a ter em conta na infância e na idade adulta e entre aqueles que possuem uma intolerância à lactose e, por isso, não podem consumir leite de vaca.

Sem comentários: