Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sábado, 3 de setembro de 2016

AMÊNDOAS CONTRA A OBESIDADE E PELA SAÚDE


Amêndoas. Uma aposta certeira na perda de peso e no ganho de saúde
Artigo de Daniela Costa Teixeira

Este fruto seco é constantemente associado aos chocolates da Páscoa, mas a sua forma natural tem muito mais piada e saúde para dar.

Amêndoas… Páscoa. Se este foi o seu primeiro pensamento, temos um sério problema para resolver e podemos já começar por focar todas as atenções apenas nas amêndoas, as verdadeiras e isentas de qualquer tipo de chocolate ou mescla de açúcar com corantes.

Este fruto seco é constantemente associado aos chocolates da Páscoa, mas a sua forma natural tem muito mais piada e saúde para dar. Além de ter um sabor bastante característico e de ser um alimento muito versátil, a amêndoa é um dos frutos secos mais nutritivos e aliados da perda de peso.

Embora cada 100 gramas de amêndoa contenham 576 calorias e 49 gramas de gordura (das quais apenas 3,7 são saturadas), a amêndoa é um alimento que se deve ter sempre à mão e que deve ser protagonista de grande parte dos snacks que se fazem durante a semana, uma vez que é uma rica fonte de potássio (705 mg por cada 100 gramas), fibra (12 gramas) e proteína (21 gramas). Mas há mais: a amêndoa é ainda uma fonte de vitamina A e E, cálcio e ferro, o que faz desta pequena semente do fruto da amendoeira uma óptima opção para quem segue uma alimentação vegetariana.

Mas também todos os que pretendem perder uns quilos extra devem deixar-se render pelas amêndoas… mas não pelas de chocolate. Como conta a revista Health, o consumo de amêndoas – cerca de 23 por dia – está associado a uma queda dos níveis de gordura corporal, uma vez que este alimento, além de estimular o metabolismo, é altamente saciante.

O consumo regular de amêndoa está ainda associado a um equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, o que faz deste fruto seco um dos que melhor previne o aparecimento de doenças como a diabetes tipo 2. O coração também beneficia com o consumo de amêndoas, muito por culpa dos ‘poderes’ antioxidantes que possuem.

Conta a publicação que os bons níveis de cálcio fazem da amêndoa também uma aliada da saúde óssea, sendo o leite de amêndoa uma opção a ter em conta na infância e na idade adulta e entre aqueles que possuem uma intolerância à lactose e, por isso, não podem consumir leite de vaca.

1 comentário:

Smareis disse...

Primeira vez aqui lendo seu blog. Gostei bastante!
Achei interessante essa dica da amêndoas para obesidade. Quanta utilidade tem esse fruto. Gostei da postagem. Parabéns esta excelente.
Boa semana!