Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sábado, 22 de agosto de 2015

SEIS DICAS PARA COMBATER A DEMÊNCIA


Para ler e apreciar as imagens, faça clic aqui.

As conclusões dos estudos realizados há 20 anos acerca do aumento exponencial da demência não se verificaram. Saiba o que deve fazer para evitar a doença.

A análise a cinco estudos do Reino Unido, Suécia, Holanda e Espanha provaram que as previsões feitas há vinte anos foram exageradas. A demência epidémica de que se falava na altura não se verificou, muito pelo contrário, a doença verificou uma estabilização. A análise foi publicada na revista médica Lancet. Os cientistas concluíram que uma mudança do estilo de vida contribuiu para aquela estagnação. Em 2010, existiam 670 mil pessoas que sofriam de demência e, em 1999, o número era basicamente o mesmo. Já se sabe que um estilo de vida saudável ajuda a combater a demência, mas o Observador dá-lhe mais seis dicas.

1.Faça exercício regular e moderado

Um estudo que envolveu 120 pessoas com idades entre os 60 e os 80 anos concluiu que andar cerca de 30 a 40 minutos por dia, três vezes por semana, contribuiu para a reconstrução de estruturas cerebrais ligadas à cognição. Por isso, já sabe, calce os ténis, saia de casa e vá passear.

2.Diga não ao tabaco

Como se sabe o tabaco não faz bem à saúde. Vários estudos mostram que os fumadores estão mais sujeitos a virem a sofrer de demência mais tarde.

3.Proteja sempre a sua cabeça

Os boxeurs profissionais e veteranos de guerra são pessoas que têm mais probabilidade de virem a sofrer destes problemas devido aos vários embates e ferimentos traumáticos na cabeça. Por isso, tome as precauções necessárias.

4.Quebra-cabeças e palavras cruzadas

Segundo alguns estudos norte-americanos, jogos como puzzles, quebra-cabeças ou palavras cruzadas mantêm a mente ativa e, deste modo, ajudam a afastar a demência.

5.Um estilo de vida saudável

Para evitar a demência, a Laura Phillips, do Alzheimer´s Research UK, refere que se deve “manter uma dieta equilibrada e saudável, fazer exercício físico regularmente, não fumar, manter a pressão arterial e o peso sob controlo”.

6.Siga a dieta mediterrânica

E mais uma vez se reconhecem os benefícios da dieta mediterrânica.

Sem comentários: