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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

CINCO ALIMENTOS NOCIVOS AO CÉREBRO

Transcrição de notícia:

Cinco alimentos que destroem o seu cérebro
11:20 - 05 de Abril de 2015 | Por Notícias Ao Minuto

Investigadores analisaram três diferentes tipos de dieta e concluíram qual a melhor para evitar o aparecimento de alzheimer.

Tendo por base a doença de alzheimer, um conjunto de investigadores do Rush University Medical Centre em Chicago, nos Estados Unidos, estudou três diferentes dietas e concluíram que a melhor para prevenir o aparecimento da doença é uma combinação entre dois regimes alimentares diferentes.

De acordo com o Daily Mail, uma nova dieta a que os investigadores deram o nome de Intervenção Mediterrânea de Atraso Neurodegenerativo (MIND – mente em português) é o melhor regime alimentar no que à prevenção de alzheimer diz respeito.

A dieta foi desenvolvida pela equipa de investigadores liderada pelo professor Morris baseada em estudos sobre os efeitos que os mais diversos alimentos têm no cérebro.

Assim, a equipa concluiu que este regime alimentar, quando seguido à risca, reduz em 53% o risco de uma pessoa vir a desenvolver alzheimer. Se for seguido de forma moderada a redução deste risco desce para 35%.

A dieta MIND é uma combinação entre a dieta Mediterrânica e a dieta DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) que têm uma grande taxa de sucesso no que à redução do risco de ter pressão alta, sofrer um ataque cardíaco ou um AVC diz respeito.

De acordo com os investigadores existem cinco alimentos que deve evitar para não comprometer a saúde do seu cérebro: carne vermelha, manteiga, doces/bolachas, queijo e fast food.

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