Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

CAFÉ PODE DIMINUIR RISCO DE ESCLEROSE MÚLTIPLA


Café pode diminuir risco de esclerose múltipla

O consumo de elevadas quantidades de café pode diminuir o risco de desenvolver esclerose múltipla, sugere um estudo publicado no “Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry”.

Na opinião dos autores do estudo esta associação pode ser explicada devido às propriedades neuroprotetoras e à capacidade de o café produzir químicos envolvidos na resposta inflamatória.

Estudos anteriores já tinham associado o elevado consumo de café a taxas mais baixas de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2. Em modelos animais da doença de Alzheimer foi verificado que a cafeína pode ajudar a proteger contra a fuga da barreira sangue-cérebro.

Esta investigação teve por base dois estudos populacionais. Um dos estudos realizou-se na Suécia pelos investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, tendo contado com a participação de 1.620 adultos com esclerose múltipla e 2.788 indivíduos saudáveis. O segundo estudo, da Universidade de Johns Hopkins, nos EUA, incluiu 1.159 pacientes com esclerose múltipla e 1.172 adultos saudáveis.

No estudo sueco, os participantes foram convidados a quantificar as chávenas de café que bebiam diariamente, em diferentes idades, desde os 15 a 19 anos aos 40 ou mais anos. Por outro lado, os voluntários do estudo americano foram questionados relativamente ao consumo diário máximo. Àqueles que disserem beber uma ou mais chávenas foi-lhes pedido para recordar com que idade começaram a consumir café regularmente.

Posteriormente os investigadores estimaram o consumo de café antes e após os sintomas de esclerose múltipla se terem iniciado. Estes resultados foram comparados com os obtidos nos indivíduos saudáveis.

Os investigadores constataram que, o risco de esclerose múltipla foi consistentemente mais elevado naqueles que bebiam poucas chávenas de café por dia nos dois estudos. Estes resultados mantiveram-se inalterados mesmo após os investigadores terem tido em conta outros fatores, como hábitos tabágicos e peso durante a adolescência.

No estudo sueco, o consumo de café foi associado a uma redução do risco de esclerose múltipla, tanto no início dos sintomas como cinco a 10 anos após. Verificou-se que houve uma redução de 28 a 30% do risco para aqueles que bebiam mais de seis chávenas de café por dia.

Relativamente ao estudo americano verificou-se que havia uma redução de 26 a 31% do risco de esclerose múltipla entre os indivíduos que bebiam 948 ml de café por dia, pelo menos cinco anos antes de os sintomas terem início e no início dos sintomas, comparativamente com aqueles que nunca bebiam café.

Os resultados sugerem que quanto maior a quantidade de café ingerida, menor é o risco de esclerose múltipla. Contudo, os investigadores alertam para o facto de este ser um estudo observacional, não havendo por isso uma causa/efeito.

“Apesar de ainda ficar por esclarecer se o café pode de facto diminuir o desenvolvimento da esclerose múltipla, esta análise apoia os dados crescentes no que diz respeito aos efeitos benéficos do café na saúde”, concluíram os investigadores.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários: