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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CUIDADOS COM O CORAÇÃO


Passos simples para manter a saúde do coração

Seja mais ou menos saudável, é importante tomar certas medidas para se certificar de que o coração não vai sofrer com más decisões que possa tomar.

Para ter uma vida melhor e alcançar a saúde cardiovascular, a Associação Americana do Coração sugere que é preciso ter o que chama de ‘Life’s Simple 7’ (‘Os sete simples da vida’, em tradução livre).

São passos relativamente simples (dependendo do estado actual do seu corpo) que pode dar no caminho de uma vida saudável:

1. Mantenha-se ativo. A associação aconselha a praticar pelo menos 150 minutos de exercício físico moderado, 75 minutos por semana de exercício físico vigoroso ou a combinação dos dois.

2. Controle o colesterol. Deve analisar com frequência os seus níveis de colesterol. Se o seu LDL (colesterol ‘mau’) estiver a 200 ou mais, está na categoria de risco e deve considerar mudar de estilo de vida.

3. Coma melhor. Uma alimentação e um estilo de vida saudáveis ajudarão a combater a possibilidade de uma doença cardiovascular.

4. Controle a tensão arterial. A tensão arterial alta é o fator de risco mais importante no que toca à saúde cardiovascular. Vigie a tensão arterial com regularidade e faça as mudanças de estilo de vida necessárias para a normalizar.

5. Perca peso. Se tem excesso de peso ou sofre de obesidade, poderá reduzir o seu risco de sofrer de doenças cardiovasculares ao perder peso. Manter um peso saudável é uma questão de equilíbrio entre uma alimentação saudável e actividade física.

6. Reduza o açúcar no sangue. Mais uma vez é importante conhecer os níveis. Se tem diabetes, trabalhe com o seu médico no sentido de lidar com a doença e reduzir os factores de risco.

7. Deixe de fumar. De acordo com a associação americana, fumar é a causa possível de prevenir mais importante no que toca à morte prematura. Se fuma mas quer manter a sua saúde, faça o possível para largar o vício.

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