Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sementes de linhaça- benefícios

 
A linhaça é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (hidratos de carbono, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos poli-insaturados (ómega 3 e ómega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. a semente de linhaça é a mais rica fonte de ómega 3 existente na natureza.

os investigadores do instituto cientifico para o estado da linhaça do canadá e dos estados unidos, têm focado sua atenção no papel desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

-- rejuvenescedor
-- baixa de peso
-- auxilia no combate a anemia
-- auxilia no combate ao cancro: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc...
-- auxiliar no combate à acne.
-- auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela tpm e menopausa;
-- auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- auxiliar no controle da diabetes - da glicémia


[o consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.]


-- vitalidade Física
-- sistema Digestivo
-- sistema Nervoso
-- doenças Inflamatórias
-- retenção de Líquidos
-- sistema Imunológico
-- sistema Cardiovascular
-- funcionamento Intestinal
-- para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- para combater a agressividade e a obesidade
-- condições da Pele e do Cabelo

composição nutricional de 15 g da semente de linhaça:

valor calórico 43 Kcal
hidratos de carbono 1 g
proteínas 2 g
gorduras totais 3 g
gorduras saturadas 0 g
gorduras trans 0 g
fibra alimentar 3 g
ómega-3 58%
ómega-6 16 %
sódio 7,8 mg

além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogénio, que teriam propriedades anti-cancerígenas, principalmente em relação ao cancro da mama e cólon. ainda contém vitaminas b1, b2, c, e e caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

a semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la num moedor de café, muito levemente, para que não vire pó. depois, usar imediatamente.
as sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada com cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. também pode substituir o óleo ou gordura utilizada numa receita. por exemplo, se uma receita pedir 1/3 chávena (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.


vitalidade física:

um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. a linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. os músculos se recuperam da fadiga do exercício.


baixa de peso:

a linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. se deseja diminuir o seu de peso, tome uma colher a mais à tarde.


combate ao cancro:

[de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc...]
a semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a lignina. a semente de linhaça contém 100 vezes mais lignina que os melhores grãos integrais. nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. protege e evita a formação de tumores. no cancro, recomenda-se combinar as sementes de linhaça moídas com queijo cottage baixo em calorias.


condições da pele e do cabelo:

com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . é útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. é ideal para problemas na pele, tais como a psoríase e eczema. recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda da pele. ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. é excelente para a calvície. essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e nutrir o cabelo.


sistema digestivo:

prevenção do cancro de cólon e ajuda no tratamento. ideal para a prisão de ventre, acidez estomacal. lubrifica e regenera a flora intestinal. excelente na expulsão de gases gástricos. é um laxante por excelência. previne os divertículos nas paredes do intestino. elimina toxinas e contaminadores.


sistema nervoso:

é um tratamento para a pressão. as pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. ideal para pessoas que trabalham sob pressão. melhoras funções mentais dos anciãos melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). a linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais neurotransmissores (reanimações naturais) .


doenças inflamatórias:

o consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "ite", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amigdalite, meningite, etc.


retenção de líquidos:

o consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. a retenção de água (edema) acompanha sempre a inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do cancro e as doenças cardiovasculares.


sistema imunológico:

a linhaça alivia alergias, é efectiva para o lúpus. a semente de linhaça por conter os azeites essenciais ómega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.


sistema cardiovascular:

é ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. é excelente para regular o mau colesterol. o uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.

uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

[o dr. j h. vane, ganhou o prémio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais ómega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.]

uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extracção desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). o produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplemento de ómega-3.


funcionamento intestinal:

para melhorar o funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã. para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...


para o auxílio na redução do mau colesterol, dos sintomas de tpm, menopausa:

consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça levemente triturada (só para quebrar a casca) sobre os alimentos. evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

para combater a agressividade e a obesidade:

- duas colheres de sopa de linhaça trituradas na água, sumo, sopa ou iogurte, todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.

- 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas em 3 colheres de sopa de água.

Modo de preparação:

misture a farinha e a água em uma tigela pequena. deixe descansar por 1 a 2 minutos. (torna-se muito espessa se ficar mais tempo). em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas directamente aos ingredientes secos.


modo de usar na maioria dos casos:

duas colheres de sopa por dia, levemente trituradas (só para quebrar a casca) misturadas num copo de sumo de fruta, sobre a fruta, com a aveia, iogurte, ao pequeno almoço ou almoço. para todas as idades, inclusive mulheres grávidas.

informação retirada daqui

4 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Estou-lhe muito grato por reagir tão rapidamente ao convite para colaborar neste espaço que já é considerado por muita gente como de muita utilidade. Desejo que se sinta bem, à sua vontade, para aproveitar esta montra da forma que melhor entender.
Nada sei de especial sobre estes temas, mas agrada-me colocar ao dispor dos visitantes dicas que poderão ser úteis e que também utilizo.
Por vezes, aparecem pedidos de conselhos sobre os temas aqui publicados. Será uma oportunidade para a Fê brilhar!
Obrigado pela sua colaboração

Beijos
João
Só imagens

Fê blue bird disse...

Amigo João:

Estes temas são do interesse geral, aprendemos com eles divulgando-os e partilhando opiniões.
Espero estar à altura desta oportunidade que me deu, vou tentar manter a qualidade a que nos habituou.
O meu Obrigada!
Beijinhos

Celle disse...

Fê, mesmo atrasada estou aqui.
Assunto este de interesse geral. Aqui na nossa casa ja usamos a algum tempo e está nos parecendo eficaz. Indicamos aos amigos por experiencia própria.
Serei sua seguidora e o João pode lhe falar de mim e espero contar com sua amizade, ja que no SJ seremos colegas.
Beijinhos
Celle

Maria Kiki disse...

Olá Fê.
Então por estes lados!
Gostei das idéias, muitas delas já conheço, como vegetariana que sou, também utilizo a semente de linhaça até no pão. Mas muitas realmente não conhecia, e que vou passar a utilizar, prometo.
Beijokas grandes amiga.
MariaKiki