Estes alimentos previnem o risco de aparecimento de cancro do cólon
180819. Por liliana Lopes Monteiro
Um novo estudo sugere que comer certos vegetais pode reduzir os níveis de inflamação nos intestinos e consequentemente o risco de aparecimento de cancro do cólon.
© iStock
Comer vegetais, tais como couve e brócolos pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de cancro do cólon numa idade mais avançada, alerta uma pesquisa conduzida por investigadores do Francis Crick Institute, em Londres.
De acordo com o estudo inédito, a ingestão daqueles vegetais reduz os índices de inflamação do intestino e do cólon, diminuindo assim a propensão de aparecimento da patologia fatal.
A pesquisa que foi publicada no periódico médico Immunity, explorou os benefícios para a saúde que resultam do consumo de um regime alimentar rico em indole-3-carbinol (I3C).
O I3C é produzido pelo corpo humano quando vegetais do género Brassica são digeridos pelo organismo.
Os vegetais da família das Brassicas incluem brócolos, couve-flor, couves de bruxelas, couve galega e couve em geral.
Para efeitos daquela pesquisa os investigadores estudaram roedores geneticamente modificados, os quais foram alimentados com uma dieta rica em I3C.
E apuraram que a presença de I3C era capaz de prevenir a inflamação do cólon e o desenvolvimento de cancro, devido à ativação da proteína denominada de receptor aril hidrocarboneto (AhR).
O primeiro efeito desse processo foi capaz de deter a inflamação do intestino, já que a AhR envia sinais às células imunitárias e epiteliais que revestem aquele órgão.
Dessa forma, os ratos mostraram uma menor propensão de desenvolverem cancro do cólon.
Gitta Stockinger, uma das investigadoras envolvidas naquela pesquisa, disse: “Estes resultados são bastante otimistas; é verdade que não podemos alterar os fatores genéticos que aumentam a probabilidade de surgimento desta doença, mas podemos provavelmente mitigar esses riscos ao adotar uma dieta apropriada e variada rica em vegetais”.
Sem comentários:
Enviar um comentário