Neste caso trata-se da saúde do seu automóvel...
Bom pessoal,
estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do
motor do carro) e ar condicionado. Conversa
vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta.
- Você sabe que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade?
Respondi: - Não, não sei nada sobre isso...
Tendo questionado isso, ele ainda complementa: - você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas, você não deve ligar ar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade.
Eu, surpreso o interrogo: - mas por quê?!
Responde ele: - veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpms, você irá dar um "tranco" violento no sistema e isso poderá danificar o compressor.
Bom, nesse momento fiquei estasiado e um pouco incrédulo. Percebendo minha surpresa com a informação e também com a minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente igual ao que é usado no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado.
Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se você ligar o ar condicionado com alto giro no motor, o sistema todo será submetido a uma arrancada violenta o que pode causar o dano ao sistema.
Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpm e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um Instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.
Questionei então, devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma auto estrada e o calor estiver insuportável. Paro o carro e ligo o ar?
Ele recomendou que se estiver em uma autoestrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o carro em "ponto morto" para o giro cair e, aí sim, iniciar o ar condicionado. Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.
Interessante não? Vivendo e aprendendo.
- Você sabe que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade?
Respondi: - Não, não sei nada sobre isso...
Tendo questionado isso, ele ainda complementa: - você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas, você não deve ligar ar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade.
Eu, surpreso o interrogo: - mas por quê?!
Responde ele: - veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpms, você irá dar um "tranco" violento no sistema e isso poderá danificar o compressor.
Bom, nesse momento fiquei estasiado e um pouco incrédulo. Percebendo minha surpresa com a informação e também com a minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente igual ao que é usado no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado.
Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se você ligar o ar condicionado com alto giro no motor, o sistema todo será submetido a uma arrancada violenta o que pode causar o dano ao sistema.
Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpm e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um Instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.
Questionei então, devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma auto estrada e o calor estiver insuportável. Paro o carro e ligo o ar?
Ele recomendou que se estiver em uma autoestrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o carro em "ponto morto" para o giro cair e, aí sim, iniciar o ar condicionado. Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.
Interessante não? Vivendo e aprendendo.
"Ninguém
é tão sábio que não tenha nada a aprender, e nem tão ignorante que não tenha
nada para ensinar."
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