Páginas

quinta-feira, 20 de julho de 2023

 CONVÍVIO DAS QUINTAS 230720

Os velhos amigos que criaram e mantêm o hábito de se reunirem semanalmente no almoço das Quintas-feiras continuam fieis a esse hábito exemplar e, hoje, aqui vemos seis dos mais assíduos. Conviver constitui a mais bela forma de viver. Felicito-os por este belo exemplo social que dão sobre a harmonia e a paz social que deve existir entre os seres humanos. Faço votos para que tenham vida e saúde para poderem continuar continuar esta actividade exemplar durante muitos mais anos. Que Deus os proteja.





quarta-feira, 19 de julho de 2023

DICAS PARA INTESTINO SAUDÁVEL

 A fim de ter o intestino saudável, convém ter muita atenção pelas seguintes dicas:

- Evitar alimentos processados,

- Evitar comer glúten,

- Não consumir açúcar em excesso,

- Mastigar bem a comida,

- Comer vegetais cozinhados e evitar os crus,

- Apostar na diversidade de alimentos, especialmente vegetais e fruta

terça-feira, 18 de julho de 2023

IDOSOS, ANTES ALCOÓLICOS DO QUE COM ALZHEIMER OU DEMÊNCIA

 

Transcrição de uma pesquiza que alguém fez ao interesse do conteúdo do blog SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

 Idosos que ingerem álcool ! o que a pesquisa certamente constatou, mas que o autor não publicou por medo do tal "politicamente correcto", é que os que bebem mais que moderadamente mostram sinais inequívocos de regeneração contínua de neurónios e sinapses, memória de curto e longo prazos melhores que dos "placebos", rapidez de raciocínio e reacções.

Isto deve-se ao facto de que a pulsação acelerada e de maior intensidade, remove melhor o lixo neural porque envia mais células tronco das medulas ósseas para o cérebro e para todos os órgãos vitais.

 Idosos que ingerem álcool têm menos chance de ter demência e alzheimer! Um novo estudo divulgado pelo Instituto Central de Saúde mental de Mannheim, na Alemanha, revelou que idosos que continuam a desfrutar da bebida alcoólica são menos propensos a desenvolver demência e alzheimer.

Segundo o jornal britânico «daily mail», pesquisadores descobriram que idosos que bebem uma quantidade moderada de álcool, possuem 30% menos de probabilidades de desenvolver demência e 40% menos chances de sofrer de alzheimer do que aqueles que não consomem qualquer tipo de álcool!

Os cientistas pesquisaram idosos com 75 anos ou mais que gostam de beber uma/duas cervejas por dia ou um/dois copos de vinho. A equipa do instituto estudou mais de 3.000 pessoas nessa idade e elas estavam livres de demência no começo do estudo. Os pacientes foram examinados duas vezes a cada 18 meses. de acordo com um dos professores responsáveis pela pesquisa, «siegfried weyerer», 217 idosos que não consumiram uma gota sequer de bebida alcoólica apresentaram sintomas de demência no decorrer do estudo. aqueles que consumiam tinham cerca de 30% menos de demência e 40% menos de alzheimer do que os idosos que não consumiam nada. segundo os pesquisadores, não foram observadas diferenças significativas de acordo com o tipo de bebida alcoólica consumida.

Nos últimos 31 anos, a associação entre o consumo moderado de álcool e a função cognitiva foi investigada em 71 estudos envolvendo 153.856 homens e mulheres de várias locais com diferentes padrões de consumo. segundo o médico «harvey finkel», do «centro médico da universidade de boston», "a idade não é razão para abstinência".

É preciso lidar com pessoas idosas viciadas no álcool com mais responsabilidade do que com os jovens. mas eles podem tirar mais benefícios para a saúde do consumo moderado do álcool. «que espectáculo de notícia!!!» antes bêbado, que demente. «mãos ao copo!»

 

 

ADEUS, PERNAS INCHADAS. CONSELHOS PARA PASSAR O VERÃO SEM PROBLEMAS

 Adeus, pernas inchadas. Conselhos para passar o verão sem problemas

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2362980/adeus-pernas-inchadas-conselhos-para-passar-o-verao-sem-problemas

8/07/23  Por Notícias ao Minuto

São deixados por um médico especialista

 Seja devido à retenção de líquidos ou à dilatação dos vasos sanguíneos, ter as pernas inchadas é algo frequente no verão. Para quem tem problemas de circulação, pode ser algo mais complicado, uma vez que dificulta os movimentos.

A revista Cosmopolitan falou com Juan Fontcuberta, médico de cirurgia vascular, para perceber o que deve fazer para evitar que as pernas inchem durante o verão. Veja as dicas.

Mantenha as pernas elevadas

"Elevar as pernas acima do nível do coração facilita o retorno venoso e reduz o acúmulo de líquido nas extremidades inferiores. Quando estiver descansando ou a dormir, procure colocar almofadas sob as pernas", explica Juan Fontcuberta.

Faça exercício e alongamentos

"A atividade regular pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Caminhar, nadar ou fazer exercícios para as pernas ajuda a manter os músculos ativos e promove o retorno venoso."

Evite ficar sentado por longos períodos de tempo

"Se o seu trabalho ou estilo de vida envolve estar sentado muito tempo, tente fazer pausas regulares para se movimentar e esticar as pernas."

Use roupas confortáveis

"Roupas apertadas, principalmente na região das pernas, podem dificultar a circulação e contribuir para o inchaço. Opte por roupas largas e confortáveis ​​que não restrinjam o fluxo sanguíneo."

Siga uma dieta equilibrada

"Limite a ingestão de sal, já que pode contribuir para a retenção de líquidos."

Faça massagens nas pernas

"Uma massagem nas pernas pode ajudar a estimular o fluxo sanguíneo e promover a drenagem linfática."

Leia Também: 

Sofre de retenção de líquidos? Desinche com a ajuda destas oito dicas

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2360035/sofre-de-retencao-de-liquidos-desinche-com-a-ajuda-destas-oito-dicas

 Sofre de retenção de líquidos? Estes quatro chás são 'milagrosos'

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2362849/sofre-de-retencao-de-liquidos-estes-quatro-chas-sao-milagrosos